16 janeiro 2008

Inquérito sobre a Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos


I – Considerações Gerais


A BE/CRE deve ser concebida como um verdadeiro centro de recursos ao dispor de toda a comunidade escolar e ser encarada como parte do trabalho lectivo e de todo o processo ensino-aprendizagem.

Conscientes de que a opinião dos nossos utilizadores constitui o mais inestimável dos contributos, é com ela que contamos para melhorar, porque, na verdade, é nessa perspectiva que queremos continuar o nosso percurso.

Neste sentido, a equipa da biblioteca decidiu elaborar um inquérito através do qual se pretendeu ficar a conhecer melhor, nesta primeira fase, a opinião dos professores acerca dos espaços, recursos e serviços disponibilizados.

Uma vez definido, passou a estar disponível para preenchimento on-line (na plataforma Moodle) durante um mês, findo o qual se passou ao estudo dos dados recolhidos. Obtida a informação, houve que tratar de a analisar de forma a tornar clara a expressão da opinião dos 32 docentes que preencheram o inquérito, uma percentagem pouco significativa, tendo em conta que na escola leccionam 151 professores.

Sendo o número de inquéritos a analisar muito reduzido, o que se segue não tem o peso estatístico pretendido, embora se verifiquem tendências expressivas em certas referências, que, pensamos, poderiam ser validadas e generalizadas se mais professores tivessem respondido.
Assim, e considerando um universo de 32 inquiridos, as tabelas e gráficos que a seguir se apresentam tornam imediatamente perceptível o nível de satisfação e o tipo de juízo que os professores inquiridos manifestaram.

A equipa da biblioteca comprometendo-se, desde o início do processo de avaliação, a divulgar o seu resultado, fá-lo, desta forma, agradecendo simultaneamente a todos quantos nele participaram.


II – Resultados do Inquério 1 - Utilização da Biblioteca











III – Resultados do Inquérito 2 – Sugestões para a Biblioteca




IV – Considerações Finais

A maioria dos professores que responderam ao inquérito leccionam há mais de dez anos na escola e frequentam ocasionalmente a biblioteca. A maior parte dos inquiridos conhece os materiais existentes com interesse para o seu grupo de docência, mas 46% raramente sugere aos alunos que efectuem pesquisas na biblioteca, porque prefere fornecer documentação fotocopiada. Deve-se, no entanto, referir que 41% o faz com frequência.

É de salientar que à maioria dos professores nada lhes desagrada na biblioteca. Globalmente, a opinião dos inquiridos revela que o que mais lhes agrada é o ambiente e os serviços que a biblioteca presta, sobretudo no que diz respeito à organização e ao atendimento aos utilizadores.

Porém, os inquiridos entendem que deverão ser divulgadas e promovidas mais iniciativas e que deveriam existir mais equipamentos e recursos pedagógicos, pelo que há que investir nestas áreas.

A Coordenadora da BE/CRE
Prof.ª Elsa Barreiros