30 janeiro 2009

Dia Escolar da Não Violência nas Escolas


Infelizmente a violência nas escolas é um facto, seja ela física, psicológica ou verbal, contra alunos, professores, funcionários e/ou demais comunidade educativa. Normalmente esta violência é praticada por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo, normalmente incapaz de se defender.

Porque a escola deve ser um espaço de aprendizagem, não apenas académica, mas principalmente da vida, onde todos temos o direito de nos sentir seguros, manter a harmonia e a segurança na escola é um papel de todos nós.

Se queres saber mais sobre este tema, visita os sítios que te sugerimos:






Vive a amizade, o amor, a alegria, a música!

Diz NÃO à violência na escola!

28 janeiro 2009

Lembrar o Holocausto




Como demos conta ontem aqui no blogue, a nossa escola lembrou um dos períodos mais negros e vergonhosos da nossa história - o Holocausto. O grupo disciplinar de História dinamizou algumas actividades neste âmbito, nomeadamente a disponibilização de cartazes, filmes, livros e documentação sobre o assunto na Biblioteca e a dinamização de uma exposição temática. Disponibilizaram também um "mural" na Biblioteca, onde os alunos foram convidados a completar a frase
"O Holocausto foi/é..."

27 janeiro 2009

A NOSSA ESCOLA LEMBRA O HOLOCAUSTO



Transcrevemos abaixo a parte inicial de um poema de Paul Celan. Trata-se de "FUGA DA MORTE", um dos poemas mais justamente associados ao HOLOCAUSTO, que é também considerado um dos maiores poemas do século XX.

FUGA DA MORTE
de Paul Celan

(excerto)


Leite negro da madrugada
bebemo-lo ao entardecer
bebemo-lo ao meio-dia
e pela manhã bebemo-lo de noite
bebemos e bebemos
cavamos um túmulo nos ares aí não ficamos apertados
Na casa vive um homem que brinca com serpentes escreve
escreve ao anoitecer para a Alemanha os teus cabelos de oiro Margarete
escreve e põe-se à porta da casa e as estrelas brilham
assobia e vêm os seus cães
assobia e saem os seus judeus manda abrir uma vala na terra
ordena-nos agora toquem para começar a dança


Leite negro da madrugada bebemos-te de noite
bebemos-te pela manhã e ao meio-dia
bebemos-te ao entardecer
bebemos e bebemos
(...)
Tradução de João Barrento e Y. K. Centeno

26 janeiro 2009

MAQUETE DE CIDADE MEDIEVAL EM EXPOSIÇÃO NA BE/CRE

Construída por um grupo de quatro alunos do 10º ano de Línguas e Literaturas, no âmbito da disciplina de História, sob a orientação da professora Aurélia Cardoso, está em exposição na BE/CRE uma maquete de uma cidade medieval do século XIII.

23 janeiro 2009

Dia Mundial da Liberdade

Dia 23 de Janeiro comemora-se o Dia Mundial da Liberdade.


E o que é a liberdade?

Quando se pensa em liberdade a primeira coisa que nos passa pela cabeça é «fazer o que nos passa pela cabeça sem dar contas a ninguém».

Mas a liberdade não é só isso e nem sequer funciona assim. Vivendo em sociedade é impossível que cada um faça o que quer sem pensar nos outros, porque ninguém vive sozinho no mundo. Pertençamos nós a que grupo for, só é possível gozar verdadeiramente a liberdade se respeitarmos regras que todos aceitem. Regras simples, claras, equilibradas e justas.

Nos países democráticos como Portugal, as leis são pensadas e muitas vezes aperfeiçoadas para garantir liberdade a toda a gente: liberdade de expressão, liberdade política, liberdade religiosa... Já pensaste como seria viver num país onde não há liberdade? Onde não poderias escolher que filme ir ver ao cinema, que livro ler ou que música ouvir?

Deixa-nos a tua opinião - o que é para ti a liberdade?
As melhores respostas a esta perguntas serão publicadas aqui no blogue.

20 janeiro 2009

Remodelação do Blogue da BE/CRE


Porque sem mudança o mundo não avança, estamos a remodelar o blogue da BE/CRE. As "obras" implicam sempre alguns inconvenientes, e por isso pedimos desculpa por quaisquer incómodos causados. Todos os links que costumam encontrar-se na barra lateral voltarão a surgir brevemente.
Esperamos que a mudança seja do agrado de todos.

NOVO LIVRO DE J.K. ROWLLING (sem Potter)

A escritora J.K.Rowlling, a celebrada autora dos Harry Potter, acaba de publicar em Portugal um novo livro, cujas ilustrações são também de sua autoria. Trata-se de um colectânea de breves histórias intitulada Os contos de Beedle, o Bardo. Esqueçam Potter, mas esperem a mesma desenfreada e fantástica imaginação, a mesma qualidade de escrita.

A BE/CRE promete tê-lo à disposição de todos muito em breve.

16 janeiro 2009

"CIDADANIA E PESSOA" - PALESTRA NA BE/CRE

Professores, pais e alunos estiveram na assistência

À esquerda, o professor Francisco Neves, que apresentou o orador, e, à direita, o professor doutor Amílcar Coelho

Dinamizada pelo grupo de docentes de Filosofia, e tendo como orador Amílcar Coelho, doutorado em Filosofia e director do Centro de Formação de Professores de Alcobaça e Nazaré, teve ontem lugar na BE/CRE, ao fim da tarde, uma palestra subordinada ao tema CIDADANIA E PESSOA. O evento, inicialmente destinado a professores e a pais e encarregados e educação, contou também com a presença de muitos alunos na assistência. Após a palestra, por todos considerada de enorme qualidade e pertinência, seguiu-se um período de debate sobre a temática em apreço.

14 janeiro 2009

Concurso Nacional de Leitura - Entrega dos prémios

Decorreu no passado dia 12 a entrega dos prémios da primeira eliminatória do Concurso Nacional de Leitura. Na breve cerimónia estiveram presentes o Senhor Bilreiro, Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, que patrocinou os três primeiros prémios, a Presidente do Conselho Geral Provisório, Professora Filomena Taborda, e a Vice-presidente da Comissão Provisória, Professora Fátima Búzio. Os três vencedores irão disputar a segunda eliminatória, a nível distrital, a realizar em Santarém no próximo mês de Março, em data a confirmar.
Os três vencedores foram:

1º - Svitlana Palona (8º F)
2º - Inês Serra (8º D)
3º - Ricardo Veríssimo (9º D)

Parabéns e bom trabalho na próxima eliminatória!

08 janeiro 2009

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - PRIMEIRA ELIMINATÓRIA

Decorreu ontem, dia 7 de Janeiro, pelas 16h30m, na biblioteca, a primeira eliminatória do Concurso Nacional de Leitura (nível 3º Ciclo). De entre os dezassete participantes, sairão os três que irão disputar a eliminatória distrital, em Santarém, no próximo mês de Março. A divulgação e a atribuição dos prémios ocorrerá na Biblioteca, na segunda-feira, dia 12, pelas 14h50m, numa breve cerimónia que contará com a presença do senhor presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, entidade patrocinadora dos três primeiros prémios, da presidente do Conselho Geral Provisório e da vive-presidente da Comissão Provisória.
Para além dos prémios atribuídos aos três primeiros classificados, todos os alunos que fizeram a prova receberão um diploma de participação e um livro oferecido pela escola.

05 janeiro 2009

O ACORDO ORTOGRÁFICO JÁ "MEXE"


o jornal desportivo Record foi a primeira publicação portuguesa a adoptar o novo Acordo Ortográfico. A partir do início de 2009, neste jornal, entre outras alterações de menor vulto, as chamadas "consoantes mudas" (o e o foneticamente não articulados) deixaram de se escrever, o que aliás já sucedia no Brasil desde 1945. É caso para parafrasear Fernando Pessoa: "primeiro estranha-se, depois entranha-se"...
Temos agora cinco anos para adoptar totalmente as directivas constantes do Acordo no que à ortografia da Língua Portuguesa diz respeito. E depois, sim, o Português terá finalmente uma ortografoa unificada em todo o espaço lusófono.

O QUE MUDA, AFINAL?

O alfabeto português passará de 23 para 26 letras, com a inclusão em definitivo do k (capa ou cá), do w (dáblio, dâblio ou duplo vê), y (ípsilon ou i grego).

O uso de maiúsculas e minúsculas obedece a novas regras:
1. os meses do ano e os pontos cardeais deverão ser escritos em minúsculas (janeiro, fevereiro e norte, sul, etc.).
2. poder-se-á usar maiúsculas ou minúsculas em títulos de livros, no entanto a primeira palavra será sempre maiúscula (Insustentável Leveza do Ser ou Insustentável leveza do ser)
3. também é permitida dupla grafia em expressões de tratamento (Exmo. Sr. ou exmo. sr.) em sítios públicos e edifícios (Praça da República ou praça da república) e em nomes de disciplinas ou campos do saber (História ou história, Português ou português)

A supressão de consoantes mudas tal como o nome indica, vai levar ao desaparecimento de consoantes, em que o critério para tal é a sua pronúncia.
1. cc - ex.: transacionado, lecionar. Mantém-se em friccionar, perfeccionismo, por se articular a consoante.
2. cç - ação, ereção, reação. Mantém-se em fricção, sucção.
3. ct - ato, atual, teto, projeto. Mantém-se em facto, bactéria, octogonal.
4. pc - percecionar, anticoncecional. Mantém-se em núpcias, opcional.
5. pç - adoção, conceção. Mantém-se em corrupção, opção.
6. pt - Egito, batismo. Mantém-se em inapto, eucalipto.

Passam a ser suprimidos alguns acentos gráfico em palavras graves: crêem, vêem, lêem passam a creem, veem e leem; pára, pêra, pêlo, pólo passam a para, pera, pelo e polo. As palavras acentuadas no ditongo oi e ei passam a ser escritas sem acento: estoico, paleozoico, asteroide e boleia, plateia, ideia. Existe também a supressão completa do trema(¨): aguentar (e não agüentar), frequente (e não freqüente), linguiça (e não lingüiça). Supressão do acento circunflexo em abençoo, voo, enjoo.

O uso do hífen vai ser suprimido em:
1. palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o sufixo começa em r ou s, dobrando essa consoante: cosseno, ultrassons, ultrarrápido.
2. o prefixo termina em vogal diferente da incial do sufixo: extraescolar, autoestrada, intraósseo.
3. formas monossilábicas do presente do indicativo do verbo haver: hei de, hás de.
O hífen emprega-se em:
1. palavras compostas onde a última vogal do prefixo coincide com a inicial do sufixo, excepto o prefixo co- que se algutina ao sufixo iniciado por o: contra-almirante, micro-organismo, coobrigação.
2. palavras que designam espécies da Biologia ou Zoologia: águia-real, couve-flor, cobra-capelo.

Pode existir dupla grafia em algumas palavras?
Sim. Isso está previsto no novo acordo por existirem diferenças na pronúncia de país para país assim temos:
característica caraterística
intersecção interseção
infeccioso infecioso
facto fato
olfacto olfato
conceção concepção
súbdito súdito
amnistia anistia
amígdala amídala
súbtil sútil
académico acadêmico
ingénuo ingênuo
sénior sênior
cómico cômico
vómito vômito
fémur fêmur
abdómen abdômen
bónus bônus
bebé bebê
puré purê
judo judô
metro metrô
andámos andamos