22 março 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22 de Março 2010
«Água Limpa para Um Mundo Saudável» é o tema deste ano da iniciativa da ONU

“A água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está ligada directamente aos objectivos das Nações Unidos: melhorar a saúde materna e das crianças, a esperança de vida, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento sustentável, bem como a adaptação e a atenuação das mudanças climáticas”.


Países pobres são os mais prejudicados com a escassez

e a falta de qualidade dos recursos hídricos


Até 2015, a ONU integra o tema dos recursos hídricos nos seus Objectivos de Desenvolvimento do Milénio («Millennium Development Goals»), com várias metas a atingir até 2015.Pretende-se, assim, assegurar a sustentabilidade ambiental através da integração dos princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas e nos programas de cada país, bem como inverter a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.Pretende também reduzir para metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico e reduzir para dois terços a mortalidade infantil e a incidência de doenças como a malária.

18 março 2010

Semana da Leitura - As bibliotecas e a Construção dos Conhecimentos

Decorreu entre um e cinco de Março na Biblioteca Escolar da nossa Escola, um conjunto de actividades à volta da leitura, dos livros, das imagens, da internet e da interligação destas com a música e com outras formas de arte.
As acções envolveram toda a comunidade escolar, bem como a presença de destacados elementos ligados às diferentes áreas do conhecimento. De realçar o entusiasmo e a pertinência das questões colocadas pelos nossos discentes, mostra significativa do seu apreço pelo que viam e ouviam. Os alunos, essas curiosidades inquiridoras de saberes hão-de perpetuar o gosto pelas bibliotecas e pelo contributo que estas prestam ao ser humano; ficaram mais copiosos em sabedorias e conscientes de que as palavras são mágicas e é através delas que vamos modelando o conhecimento do mundo e a nossa auto-consciência.
A presença do poeta e escritor Hugo Santos, com quarenta e três obras publicadas e vinte prémios literários ganhos despertou grande interesse entre os nossos jovens, na medida em que um professor pensador e escrevinhador de utopias tem sempre algo do mundo dos sonhos para comunicar, algo de mágico que provoca nos alunos o gosto pelo encantamento e uma reflexão intuitiva sobre a força das palavras.

Comemorações do Centenário da República

No dia 5 de Outubro de 2010 celebra-se o centenário da implantação da República, um dos momentos mais marcantes da nossa História. O programa das comemorações do Centenário da República visa evocar a República e o republicanismo, divulgando os seus ideais cívicos, as suas principais realizações.

Visite o blogue da nossa escola para obter informações sobre o assunto em destaque.






http://nobrepovoese.blogspot.com/