15 maio 2012

Agradecimento


Queria agradecer publicamente a todos os que me apoiaram no decorrer do concurso Pordata.
Agradeço em primeiro à Professora Paula Antão, de Geografia, toda a sua dedicação na orientação do trabalho.
À Professora Bibliotecária, felicito pelo lançamento e divulgação do concurso a nível da escola e pela fabulosa tarde de leitura, correções na pontuação de todo o texto, do trabalho.
Por último, um agradecimento muito especial à Professora Sónia Xavier, de Filosofia, que voluntariamente se predispôs a ler o trabalho, permitindo que eu o aperfeiçoasse mais.

A todos muito obrigada e espero ter contribuído da melhor forma para projetar o nome da nossa escola a nível nacional.
Frederica Mascarenhas, 10º LH
Nº 21216 

14 maio 2012

Prémio PORDATA/RBE para aluna da ESE


A aluna Frederica Mascarenhas do 10º ano de Línguas e Humanidades, da nossa escola, ganhou o prémio nacional, na modalidade de trabalho escrito, do concurso PORDATA/RBE, em que participaram 59 escolas, de 56 concelhos diferentes, incluindo uma escola de Moçambique. A aluna apresentou a concurso um trabalho de âmbito curricular intitulado “Dividindo democraticamente a crise", tendo por base a análise de dados sobre Portugal e/ou a Europa, disponibilizados pela PORDATA.

A cerimónia de entrega de prémios aos autores dos trabalhos finalistas decorreu no dia 10 de maio de 2012, pelas 15h00, no auditório da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Lisboa.

A aluna recebeu como prémio um IPAD e uma coleção de livros. A Biblioteca Escolar e a professora orientadora receberam como oferta um conjunto de livros editados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Os alunos vencedores tiveram oportunidade de apresentar publicamente os seus trabalhos. Na entrevista à aluna vencedora da nossa escola, a Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Teresa Calçada, elogiou o trabalho apresentado pela aluna e mencionou que o mesmo reflete claramente o lema escolhido pela Fundação para este evento “SER LIVRE.TER OPINIÃO.”

O júri do concurso foi presidido pelo Presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Dr. António Barreto, e constituído por representantes das restantes entidades associadas – PORDATA, RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo).




09 maio 2012

De comboio pela Europa na BE


No âmbito das comemorações do "Dia da Europa", foi inaugurada na nossa escola, no passado dia 9 de maio, uma exposição de temática ferroviária intitulada "De Comboio pela Europa".

Esta Exposição reune um conjunto de objetos associados aos caminhos de ferro dos diferentes países europeus, nomeadamente miniaturas e bonés ferroviários, não esquecendo o Interrail.

Trata-se de uma organização da Equipa da Biblioteca Escolar e do Grupo de Geografia da nossa escola, com a colaboração da AMF - Associação dos Amigos do Museu Nacional Ferroviário e da Câmara Municipal do Entroncamento.

Esta mostra decorre na Sala Polivalente da nossa escola, entre os dias 9 e 18 de Maio, todos os dias úteis, entre as 8:00 e as 20:00, podendo ser visitada por todos os interessados.

Pretende-se assim recordar a toda a nossa comunidade escolar, e não só, um dos elementos fundamentais da identidade da nossa cidade, o seu património ferroviário.  Afinal foi o caminho de ferro que deu origem à nossa comunidade e que permitiu que a mesma se integrasse no espaço nacional e internacional.

Para homenagear o projeto de uma "Europa Unida", nada melhor do que propor uma viagem pelos diferentes países, de preferência de comboio, pois a melhor forma de descobrir é conhecer e só conhecendo é que se pode amar.

Venha visitar a nossa Exposição, temos um lugar reservado para si nesta viagem.






DIA DA EUROPA

02 maio 2012

25 de abril - "o dia inicial inteiro e limpo"


25 de Abril

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

                             Sophia de Mello Breyner Andresen

No dia 24 de abril, terça-feira, a Biblioteca assinalou os 38 anos da Revolução de abril com a divulgação do filme CAPITÃES DE ABRIL, de Inês de Medeiros, que reconstitui o mais feliz acontecimento da nossa história recente. A par do filme, estiveram expostos alguns livros sobre o tema e alguns exemplares de jornais daquele dia, a que Sophia chamou, num já célebre poema, o dia inicial inteiro e limpo.