23 maio 2013

DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

Instituído em 1982 pelo maestro Nóbrega e Sousa, o Dia do Autor Português é comemorado no dia 22 de maio e pretende homenagear os autores portugueses nas mais  diversas áreas artísticas como a pintura, a literatura, a poesia, a música ou o cinema que têm contribuído para o enriquecimento da cultura portuguesa com as sua  criações e distinguir aqueles que se destacaram na defesa e promoção dos direitos de autor.
Na biblioteca, os alunos puderam assistir à projeção de imagens e citações de alguns dos autores das diferentes áreas artísticas e visitar a mostra de livros da área da Literatura Portuguesa que a biblioteca disponibiliza para leitura presencial ou requisição domiciliária.








02 maio 2013

FASE DISTRITAL do Concurso Nacional de Leitura


O Município de Torres Novas, através da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL), foi convidado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a assumir a organização da prova distrital do Concurso Nacional de Leitura 2013 (CNL).

A prova realizou-se no dia 30 de abril e contou com a presença de cerca de 120 alunos do 3º ciclo e secundário de três dezenas de estabelecimentos de ensino, público e particular, do distrito de Santarém. A nossa escola esteve representada pelas alunas Francisca Pedreiro do 7º E, Laura Marques do 9º D e Rita Marçal do 7º E que participaram com empenho e dedicação, embora não tenham sido apuradas para a semi-final a ter lugar em Lisboa. O evento, cuja apresentação esteve a cargo do humorista e mediador cultural Jorge Serafim, decorreu no auditório da BMGPL num ambiente festivo. Professores e alunos tiveram oportunidade de desfrutar de um interessante programa cultural, reforçando-se assim a aposta na promoção da leitura entre os jovens.