29 novembro 2013

CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE & INTERCULTURAS

Entre os dias 18 e 22 de novembro, a professora Sónia Marques e a Equipa da Biblioteca Escolar da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento, em colaboração com o “Clube Ciência em Movimento” desta escola e com docentes de vários grupos disciplinares, organizou um conjunto de atividades subordinadas ao tema “Ciência, Tecnologia, Sustentabilidade & Interculturas”, com o objetivo de divulgar o conhecimento científico ao nível de algumas das suas principais vertentes. Dos eventos que tiveram lugar ao longo da semana, destacamos as palestras, a feira de minerais, a exposição de fósseis e modelos científicos, as sessões de cinema imersivo - Zénius,  os Workshops sobre  "Origami", "Atrofotografia", terapias vibracionais e de relaxamento com taças tibetanas e didgeridoo.
Estas atividades associaram-se à “Semana da Ciência e Tecnologia 2013” dinamizada pela “Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica”. Durante a semana da ciência, cujo tema foi escolhido em função da sua relevância global, atualidade e importância para a comunidade educativa, a biblioteca abriu as suas portas, lançando um convite para uma viagem pelo conhecimento.
No clube “Ciência em movimento”, os tubos de ensaio foram substituídos por tachos e preparou-se compota de medronho que fez crescer água na boca a todos os que estiveram envolvidos na atividade.
Para se conhecer um pouco mais sobre o arbusto que produz tão delicioso fruto, visitaram-se os medronheiros do jardim da nossa escola. No local, a professora Lucinda Mendes falou das suas características e deu a conhecer algumas particularidades desta planta, como por exemplo o facto de ter flor e fruto ao mesmo tempo. Houve, ainda, espaço para a leitura partilhada da lenda “ O medronheiro e o diabo” com a professora Adelina Correia de Biologia. 

A avaliar pelo grau de satisfação dos alunos e dos professores, a “Semana da Ciência” foi, sem dúvida, muito enriquecedora para os que nela participaram, pela oportunidade que tiveram de aprender de uma forma inovadora e interativa fora do espaço convencional da sala de aula.

17 novembro 2013

SEMANA DA CIÊNCIA

PROGRAMA
Em destaque:

20 novembro  
Astrofotografia - 9:55 às 13:15 (Auditório)

Clube "Ciência em movimento" -15:10 às 16:45 (Laboratório de biologia)

21, 22 e 25 novembro  
Exposição de fósseis e rochas - 8:00 às 18:00 (Biblioteca Escolar)

Feira de minerais - 8:00 às 18:00 (Biblioteca Escolar)

22 novembro  
Terapias vibracionais e de relaxamento
 com taças tibetanas e Didgeridoo - 8:30 às 9:40 (Biblioteca Escolar)

Zenius - Animação Pedagógica:
"Viagem pelo interior do corpo humano" - 10:50 às 13:15 / 16:00 às 16:45 (Polivalente)

"Origem da vida" - 15:00 às 15:40 (Polivalente)

06 novembro 2013

Prémio José Saramago

Ondjaki vence Prémio José Saramago

Com o romance "Os transparentes" o escritor angolano vence a 8ª edição do prémio, que distingue autores com obra editada em língua portuguesa.


O escritor angolano Ondjaki, de 36 anos, com o romance "Os transparentes", é o vencedor do Prémio José Saramago 2013, no valor de 25.000 euros. 

A distinção foi anunciada na terça-feira, dia 5, no mesmo dia em que foi publicado o seu novo livro, "Uma escuridão bonita", com ilustrações de António Jorge Gonçalves. 


Leia aqui excertos do novo livro
Caminho (PT) & Pallas (BR), 2013