24 abril 2014

25 de ABRIL

Para assinalar o dia 25 de abril está patente na nossa biblioteca uma exposição de trabalhos elaborados por alunos do 3º Ciclo, no âmbito da disciplina  de História, intitulada "Cantar Abril" que pode ser visitada até ao próximo dia 28 de abril. 


Estão também expostos os trabalhos que foram selecionados a nível de escola e enviados para o concurso "Liberdade de Expressão e Redes Sociais", promovido pela SIC ESPERANÇA, por se enquadrarem na temática da efeméride. Leia-se o que escreveram os alunos Divo Rafael Teixeira Mendes Gonçalves, Francisco José Costa Touricas, Francisco Nuno Maurício Espíndola e Vasco Alexandre Antunes Machado, do 11ºB CT da nossa escola, no trabalho  recém-premiado pelo júri  do concurso:


"Antes do 25 de Abril, como todos nós sabemos, a liberdade de expressão era algo inexistente e completamente impensável. Nessa altura a população era alvo de uma enorme censura por parte do governo, não sendo permitido o direito a dar a sua opinião. Também era quase utópico pensar que viríamos a ter meios como as redes sociais e que poderíamos utilizá-los como via de expressão de ideias, tanto sociais, como políticas."




23 abril 2014

DIA MUNDIAL DO LIVRO

Hoje , 23 de abril, celebra-se-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. 

Para assinalar esta data, a agência especializada da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) organizou uma exposição sobre a Mafalda, a contestatária personagem de banda desenhada criada pelo argentino Quino há 50 anos,  na sua sede, em Paris.




Também hoje se iniciou o mandato da cidade nigeriana de Port Harcourt como Capital Mundial do Livro por um ano, título que lhe foi atribuído pela UNESCO, a União Internacional de Editores e pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas.



Port Harcourt é a capital e a maior cidade do estado de Rivers, na Nigéria. Localiza-se no sudeste do país. Tem cerca de 1.278.000 habitantes. Foi fundada em 1912 pelos britânicos.

Concurso RISCOS e LETRAS

                                                         REGULAMENTO

17 abril 2014

SEMANA DA LEITURA

A edição deste ano letivo da Semana da Leitura, centrada no tema Língua Portuguesa, decorreu de 31 de março a 4 de abril. Para além da partilha de leituras em vários espaços da escola, protagonizadas por alunos e docentes, foram várias as atividades que visaram a promoção do livro e da leitura.
Apontamentos sobre a vida e obra da escritora Clarice Lispector, as estórias de Mia Couto, os percursos de vida nos clássicos da literatura portuguesa Amor de perdição de Camilo Castelo Branco e O primo Basílio de Eça de Queirós, o papel da geografia na Lisboa de Os Maias, Fernando Pessoa e o Desassossego, a Língua Portuguesa nas bocas do mundo e o maravilhoso na literatura portuguesa contemporânea, foram apenas alguns exemplos da diversidade de temas, de autores e de obras escolhidas para as diferentes sessões que se realizaram.
Paralelamente, decorreu ainda a atividade “Da leitura à escrita (cri)ativa”, a Feira do Livro, a exposição “Ilustração de um livro” com trabalhos dos alunos do 12º ano de Artes Visuais e uma exposição de cartazes intitulada “Palavras da Terra”. Esta exposição foi concebida pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, com fotografia de Nuno Calvet. É uma exposição que nos transporta através de um roteiro literário por Portugal, continental e insular. Do mesmo constam grandes vultos da nossa Literatura como Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Florbela Espanca, Antero de Quental, Eça de Queirós, entre outros.
A partilha de experiências e a colaboração dos vários elementos da comunidade escolar foi crucial para o êxito desta iniciativa de motivação para a leitura.