22 janeiro 2015

“Passatempo CHERUB” - Porto Editora
A Biblioteca da Escola Secundária c/3º Ciclo do nosso Agrupamento aderiu ao passatempo, na sequência da visita da consultora pedagógica da Porto Editora e do seu desafio para a leitura de um livro da coleção CHERUB.
Os concorrentes tiveram oportunidade de ler, durante as férias de Natal, o livro a concurso O Recruta, de Robert Muchamore, e no dia 14 responderam a um questionário sobre a obra.
Os resultados foram divulgados e os prémios entregues no dia 15, pelas 9h40, na Biblioteca da Escola.

Foram premiadas as três alunas com melhor desempenho:
- Filipa Mateus, 9º F
- Laura Costa, 9º F
- Catarina Gameiro, 11º AV

Todos os alunos receberam um certificado de participação.
Os prémios e os certificados de participação atribuídos foram apenas um incentivo para... Ler mais!

Parabéns aos vencedores e aos restantes participantes!

São sempre bem-vindas as iniciativas que visem a promoção da leitura!
Continuação de boas leituras!


21 janeiro 2015



                     

         
  A 25 de janeiro de 1942, nasce, em Moçambique, nos subúrbios da cidade de Lourenço Marques (actual Maputo), o futebolista português Eusébio da Silva Ferreira.












                                   A 25 de Janeiro de 1946, morre, em Lisboa, o poeta Afonso Lopes Vieira. Foi um dos primeiros representantes do Neogarretismo e esteve ligado ao movimento cultural Renascença Portuguesa.
EFEMÉRIDES









A 23 de janeiro de 1905, morre Rafael Bordalo Pinheiro, desenhador e ceramista português. Foi o criador da figura do Zé Povinho.





         
 


 A  27 de janeiro de 1967, os astronautas norte-americanos Virgil «Gus» Grissom, Edward H. White e Roger Chaffee, morrem, encarcerados nos seus fatos espaciais, durante um treino a bordo da cápsula Apolo I que explodiu devido a uma faísca elétrica. Grisson e White já eram veteranos do espaço; Chaffee era um estreante, tendo sido o único dos três que, citando as palavras escritas no Diário Popular daquele dia, «morreu como piloto espacial sem ter conhecido a sensação empolgante de andar no cosmos».







                                                     
                                
                A 28 de janeiro de 1916, nasce, na aldeia de Melo (Concelho de Gouveia), o escritor português Vergílio Ferreira, autor, entre outras, das seguintes obras: Manhã Submersa (1954), Aparição (1959), Nítido Nulo (1971) e Conta-Corrente (1980-1988).

14 janeiro 2015


ESTANTE TEMÁTICA - JANEIRO


Ao longo do 2º período, a Equipa da Biblioteca Escolar pretende dar a conhecer-vos o seu espólio, partindo de diferentes temáticas. Assim sendo e, porque 2015, conforme decisão da  Assembleia Geral das Nações Unidas, foi declarado " Ano Internacional da Luz", decidimos iniciar o nosso trabalho pelo tema: ARTE.
   
“O que é a arte?” é aquela pergunta que, antes de todas as demais, nos devemos pôr. Sem entrarmos em grandes considerações teóricas, podemos, seguramente, afirmar que a grande arte, aquela arte que se não afunda inexoravelmente nas trevas da efémera espuma dos artistas e das obras “da moda”, é aquela que nos obriga a olhar o mundo de frente. Esse “olhar o mundo de frente” é, paradoxalmente, algo que os grandes artistas plásticos e as suas magnas produções nos convidam a fazer num apelo a um olhar para dentro de nós mesmos ao enfrentarmos as grandes questões que são a essência da nossa irredutível humanidade: a morte, a vida, o amor, o ódio, a permanência e a transitoriedade.

Aqui ficam algumas sugestões para que passes uns gostosos momentos em confronto interior com o Mundo que te rodeia e com as questões incontornáveis que ele te coloca.  


Em destaque:
Pierre-Auguste Renoir 
O pintor da luz e harmonia
          (1841-1919)














   
                                         
Recomendamos a leitura das seguintes obras da nossa estante temática:
                  
  •  Centenário do Nascimento de ARPAD SZENES
                   ( Fundação Calouste Gulbenkian)

  •       Atlas Ilustrado da História da Arte
                   ( Girassol)
  •      Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar
                   ( Campo das Letras)
   
  •       René Magritte ( 1898-1967)
                   ( Benedikt Taschen)

  •       Hieronymus Bosch ( cerca de 1450 a 1516)
                   ( Benedikt Taschen)
  •      Wassily  Kandinsky ( 1866-1944)
                  (   Benedikt Taschen)
  •       Georg Baselitz   ( Os Desenhos de Aachen)  
                   ( Aachen)
  •       Max Ernest
                  ( Lufthansa ( Promoção Cultural) 






Sejam bem-vindos à BE!
Escola Secundária c/3º Ciclo do Entroncamento




07 janeiro 2015

NOVIDADES NA BE




    A Equipa da Biblioteca deseja a todos um ótimo 2015!

   Com o regresso de novo, para mais um período de bastante trabalho,a equipa da biblioteca, continua, com a mesma motivação, ao dispor de todos, a encetar um caminho, onde a leitura foi/ é e será uma prioridade. 
   Os jovens devem ter a perceção nítida de que: " ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer novos mundos e ter novas ideias".

  Continuamos, assim, a aguardar a vossa visita!!!