28 maio 2015

EXPOSIÇÃO NA BE

GRANDES GUERRAS DO SÉCULO XX


“Evocar para não esquecer”



No sentido de evocar os 100 anos da I Guerra Mundial (1914-1918) e os 75 anos da II Guerra Mundial (1939-1945), os alunos das turmas do 9º A, E, F e G realizaram, no âmbito da disciplina de História, trabalhos sobre factos e acontecimentos marcantes destas duas grandes guerras que marcaram a história da humanidade.

Os trabalhos irão estar expostos na biblioteca até ao dia  5 de junho.








Vem apreciar os trabalhos dos 

teus colegas! 




26 maio 2015


   
         É bom lembrar... para não ser esquecido...


     Todos os dias muitos são aqueles que devem as suas vidas a heróis anónimos que de forma gratuita e voluntária arriscam as suas vidas ao serviço dos outros. A esses homens e mulheres devemos muito, mas  nem sempre temos a capacidade de lhes agradecer.


Desde 1987, a 26 de maio, é comemorado o dia Nacional do Bombeiro.

Aos Homens cujo lema é " Vida por Vida", queremos deixar o nosso reconhecimento e o nosso Bem Haja!

25 maio 2015


                    A Importância que não se dá...




   Diariamente milhões de pessoas no mundo adoecem sem, no entanto, saberem o porquê de se encontrarem doentes, uma vez que realizam exames anualmente e nada de extraordinário lhes é diagnosticado,mas as pessoas continuam a sentir um desconforto geral no seu corpo e mente.

   Assim sendo, podem fazer-se os mais variados exames, mas há um muito simples e que pode evitar muito sofrimento, a análise à tiróide.  

   Os médicos consideram esta análise de suma importância para o diagnóstico precoce de diferentes problemas de saúde.

 Pelo facto, celebra-se a 25 de maio, o Dia Mundial da Tiróide, com o objetivo de alertar globalmente para a importância da glândula tiróidea e suas doenças.   

 Vamos todos juntos passar esta mensagem: " Uma simples análise pode fazer a diferença!"

11 maio 2015


Aparece e traz os teus amigos!

09 maio 2015

PARLAMENTO DOS JOVENS - EDIÇÃO 2014/2015

O Agrupamento esteve representado na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico 

O Programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República e organizado em colaboração com outras entidades, tem por objetivo, entre outros, promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade. Nesta  edição de 2014/2015, o assunto em discussão no Ensino Básico foi o “Combate ao insucesso escolar”.
A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens que decorreu nos dias 4 e 5 de maio representa o culminar de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas escolas. O círculo eleitoral de Santarém, integrado na 4ª comissão, esteve representado pelas nossas alunas “jovens deputadas” Francisca Pedreiro (porta-voz), do 9º E, e Catarina Cebolais, do 9º B e os “jovens deputados” Rui Ferreira e Vinícius Lima, alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena. Ao longo destes dias, estes jovens deputados revelaram espírito de entreajuda e  uma grande capacidade de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
No primeiro dia tiveram lugar as reuniões das Comissões Parlamentares, para debate na generalidade e na especialidade dos projetos de recomendação aprovados nos círculos eleitorais, e no segundo realizou-se a Sessão Plenária com a participação de 128 jovens deputados. Não se registaram constrangimentos no decorrer das sessões, tendo as medidas propostas sido analisadas e tratadas com pertinência, num excelente clima de trabalho.
Durante os dois dias de intensa atividade, a jornalista/repórter Ana Beatriz Martins, do 9º E, do nosso Agrupamento, que acompanhou as nossas deputadas, registou e fotografou os momentos mais significativos e os vários espaços do palácio de São Bento. A jovem jornalista esteve ainda presente, com todos os seus homólogos dos círculos eleitorais, numa conferência de imprensa com o Senhor Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura.

Os professores responsáveis pelo programa Parlamento dos Jovens congratulam-se pela forma exemplar como decorreram as atividades durante o ano, fruto de muito trabalho e empenho de todos os alunos ao longo das diferentes etapas, e agradecem a todos os que participaram e colaboraram neste projeto. A todos os elementos da Direção do Agrupamento o nosso, muito especial, reconhecimento pelo apoio prestado.

 

 

06 maio 2015



LEITOR DO MÊS

MARÇO





- Quando  o tempo urge e cada um de nós vive cada dia como se o mesmo fosse o último;

-  Quando todos diariamente somos " bombardeados" por informações através de diferentes  meios de comunicação  que se encontram ao nosso alcance, à distância de um "clique";

- Quando podemos utilizar a " lei do menor esforço" para obtermos as mais variadas respostas que o quotidiano nos impõe... há que dar os parabéns àqueles que ainda fazem da leitura um ato de/para comunicar.

Parabéns aos alunos:


  •    Ivo Miguel Lopes Oliveira Patrício - 8ºC
     
  •      Neuza Patrícia Marques Nunes Ferreira- 10ºA CT