21 fevereiro 2008

Aconteceu...Semana da Leitura



Durante a semana de 11 a 15 de Fevereiro a Biblioteca da Escola Secundária, em colaboração com o grupo de docentes de Português, desenvolveu actividades com o intuito de promover a leitura.

Ao longo da semana, os alunos do terceiro ciclo foram convidados a assistir a pequenas palestras proferidas por diversos professores de Português no espaço da Biblioteca no horário de Estudo Acompanhado. Cada docente desenvolveu uma temática diferente, procurando dialogar com os alunos a partir das palavras escritas.
Alguns grupos de alunos ouviram falar sobre a experiência de “ser leitor” e reflectiram sobre o papel da leitura na sua própria formação; outros leram ou ouviram ler poesia portuguesa, procurando um sentido para a palavra dos grandes poetas; um grupo de alunos fez uma abordagem a um conto mirandês; duas turmas confrontaram a sua realidade com o dia a dia da jovem Zlata na cidade de Sarajevo em guerra; outra turma contactou com a criatividade de Mia Couto; cartas de amor (ridículas ou não) e poemas sobre a mesma temática foram pretexto para uma conversa com outros alunos e a leitura expressiva de um conto de Eça de Queirós cativou a atenção de um outro grupo.

Na quinta-feira, dia 14, o convite à leitura alargou-se a todo o público escolar com a “Esplanada das Letras”, que funcionou no átrio do pavilhão A e oferecia aos alunos a possibilidade de desfrutar de uma bebida enquanto liam algumas páginas das várias publicações periódicas que estavam espalhadas pelas mesas. Ao mesmo tempo decorria uma mostra de literatura infanto-juvenil que dava a conhecer o acervo existente na BE/CRE. E como hábitos mais recentes se vêm impondo e o dia 14 já facilmente se associa ao Dia dos Namorados, alguns cartazes evocavam o amor através das palavras do povo e de quadras de Fernando Pessoa. Nos intervalos, ouviu-se música portuguesa com letras que cantam o amor.As actividades da Semana da Leitura estenderam-se ainda ao dia 18, por questões de calendário, com um recital de poesia, preparado por um grupo de alunos nas aulas de Oficina de Teatro, e que se destinou aos pais e familiares.


Profª. Clara Marques

08 fevereiro 2008

02 fevereiro 2008