28 fevereiro 2010

SEMANA DA LEITURA


De 1 a 5 de Março decorrerá, na nossa escola, a Semana da Leitura.


Professores de Português, Espanhol, Geografia, Físico-Química, Educação Física e Filosofia vão dinamizar, no espaço da biblioteca, sessões de leitura destinadas às turmas do 3º Ciclo e do Ensino Secundário.

O espaço será decorado com trabalhos elaborados pelos alunos nas aulas de Português, com a exposição de cartazes "Palavras da Terra", de Banda Desenhada e de obras da Literatura Portuguesa e Estrangeira que constituem o acervo da BE.

Destacam-se, ainda, as seguintes actividades:

Dia 2 - 14h50 “Um cérebro que lê”

Dinamizador: Doutor Vítor Cruz Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Humanidades na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.



Dia 4 -14h50 Encontro com o escritor Hugo Santos

Poeta, contista e romancista, com vários livros publicados e distinguido com múltiplos prémios literários em ambos os domínios.





10 fevereiro 2010

Ilustração

Dylan por Carrilho

A capa da edição de Março da revista The Word tem a assinatura do ilustrador português André Carrilho.


Astronomia

Tradução integral de Sidereus Nuncius lançada em Março

A tradução portuguesa do livro de Galileu Galilei, Sidereus Nuncius. O Mensageiro das Estrelas, publicado originalmente há 400 anos, será lançada no dia 17 de Março, às 18 horas, na Fundação Gulbenkian, por ocasião da sessão de encerramento do Ano Internacional da Astronomia. Com tradução e anotações de Henrique Leitão, é a primeira obra de Galileu a ser «traduzida integralmente em Portugal». «É um livro único na história da ciência e uma das obras mais importantes em toda a história do pensamento ocidental», explica Henrique Leitão. «Nunca na história da ciência uma obra provocou tanta comoção e deu origem a debates tão acesos como este.»