17 maio 2010

Novas aquisições

MENÇÃO WHITE RAVEN 2009

Uma comovente história de Antón Fortes com intensas imagens da polaca Joanna Concejo, de grande sensibilidade e beleza, apesar de reflectir a realidade do protagonista, que se torna mais dura ao enfrentá-la recorrentemente com lembranças da vida de onde foi ou foram todos arrancados.

Texto de Antón Fortes
Ilustrações de Joanna Concejo
Tradução Dora Batalim Sottomayor
outubro 2009

“Sonho com um dragão verde de língua negra que me quer comer. As casas também são verdes, como a erva do nosso jardim que tem o baloiço, onde antes eu e o pai jogávamos à bola. Tenho muitas saudades dele. A mãe diz-me que em breve estaremos todos juntos.”

Tanto como os campos de concentração — com o que implicam de fome, frio, doença, violência e morte — interessa aqui um desses mundos pessoais e familiares que o nazismo destruiu, e que é das poucas coisas que tem cor frente ao cinzento cortante e ao silêncio.
Separação, solidão e saudade estão omnipresentes; a lembrança ajuda a fugir do isolamento e do desterro, e dá lugar — no inóspito do campo (lager) — ao amor, à amizade e à solidariedade: à humanidade, ao fim e ao cabo.

O protagonista anónimo de Fumo descobre a realidade, mas filtra-a com a memória de um passado melhor. O despertar magoa-o e leva-o a uma aprendizagem rápida: a dureza e dificuldade da situação, e o instinto de sobrevivência obrigam-no a ser um menino responsável.
A inocência, mais que a impotência, marca o desenlace. Os inocentes não sobrevivem, dizia o Primo Levi; é o preço por ver a luz: a mão de Vadío apagando para sempre o medo e escrevendo com fumo uma palavra mágica sobre o céu da Polónia.

Estar apaixonado é...

Autor: Rébecca Dautremer

Editora: Editora Educação Nacional
Data publicação: 2008

Rebecca Dautremer leva-nos para o país dos apaixonados. Através desta leitura que combina doçura e encantamento, a ilustradora mostra-nos uma belíssima definição fragmentada e poética do amor.

O Ernesto não pára de chatear a Salomé. Puxa-lhe o cabelo, arranca-lhe o cabelo, de propósito…A mãe disse-lhe que talvez estivesse apaixonado por ela. Mas o que significa estar apaixonado?
Todos os amigos da Salomé sabem muito sobre o assunto e cada um dá a sua opinião.

Comemorações do Centenário da República Portuguesa

A exposição do acervo documental da Biblioteca Escolar e dos trabalhos dos alunos marca o arranque das comemorações do Centenário da República, na Escola Secundária do Entroncamento.
De 14 a 19 de Maio, as exposições de carácter documental e bibliográfico pretendem dar a conhecer personalidades que protagonizaram papéis de relevo e salientar a expressão dos ideais e valores da República.


04 maio 2010