29 março 2011

Lançamento do livro "Missão: Salvar o Planeta"

Convite

A equipa da biblioteca escolar da Escola Secundária c/3º Ciclo do Entroncamento convida toda a comunidade educativa para o lançamento do Livro “Missão: Salvar o Planeta”, escrito e ilustrado pelas alunas Flávia Relvas, Inês Andrade, Inês Giraldo e Mariana Simões do 12º ano, da turma C, do Curso de Ciências e Tecnologias.

O Lançamento decorrerá na Biblioteca da Escola, no dia 30 de Março (4ª feira), pelas 21h.


Concurso Nacional de Leitura - 2ª Fase Distrital


No dia 25 de Março decorreu no Auditório da Escola Profissional de Salvaterra de Magos a final distrital do Concurso Nacional de Leitura, que envolveu alunos de 19 escolas do distrito de Santarém. Na categoria do Ensino Secundário, de entre todos os concorrentes do distrito, foram apurados três vencedores, entre os quais se encontram os alunos Pedro Vieira e Ricardo Veríssimo, do 11º B, da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento , que irão representar o distrito de Santarém na Final Nacional, a realizar no próximo mês de Maio, em Lisboa, em colaboração com a RTP.


Parabéns!

25 março 2011

Biblioteca Escolar assinala Dia Mundial da Poesia

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, a equipa da Biblioteca Escolar em parceria com o grupo de Físico-Química preparou uma exposição de poemas inéditos subordinados ao tema “Química, nossa vida, nosso futuro”, elaborados pelos alunos durante as aulas.
No átrio do Bloco A houve ainda espaço para uma mostra de livros de poesia que constituem o acervo da Biblioteca Escolar e para prestar homenagem aos grandes poetas da Literatura Portuguesa.
A poesia saiu à rua para celebrar os poetas que escreveram sobre a primavera e a natureza, com o apoio da professora Sónia Marques de Biologia e dos seus alunos do 11º D de Ciências e Tecnologias. Houve poesia no lago e no canteiro das ervas aromáticas numa alusão às essências da Terra que servem de base às experiências de extração de óleos essenciais aromáticos realizadas nas aulas de Química do 12º Ano.
Foi com particular dedicação que a equipa da Biblioteca Escolar e os professores de Físico-Química promoveram este evento que impulsionou e fomentou a poesia e a sua leitura, mas que simultaneamente divulgou e valorizou os trabalhos dos alunos que aderiram a esta iniciativa.

20 março 2011

DIA DA POESIA

Somos todos poetas

Por que não queres os versos que te nascem
Como rebentos pelo tronco acima?
Por que não queres a inesperada rima
Dos sentimentos?
Olha que a vida tem desses momentos
Que se articulam numa cadência
Tão imprevista,
Que é uma conquista
Da consciência
Não ser um túnel da negação...
Brotam as folhas que são precisas
E outras folhas que o não são

Miguel Torga


No próximo dia 21 de março assinala-se o Dia Mundial da Poesia.
Na nossa escola vamos comemorar este dia, subordinado ao tema “Essências da Terra...Poética da Química”, com as seguintes actividades:

  • Exposição de poemas inéditos elaborados pelos alunos e de poemas de poetas consagrados da Literatura Portuguesa;
  • Uma mostra de livros de poesia existentes no acervo da biblioteca escolar;
  • Audição de música;
  • Apresentação de essências resultantes de experiências efectuadas pelos alunos do 12º Ano de Química.

Vem ler uns poemas. Esperamos por ti!

17 março 2011

11 março 2011

Semana da Leitura

Decorreu entre vinte e oito de Fevereiro e quatro de Março na Biblioteca Escolar da nossa Escola, um conjunto de actividades com o intuito de promover a leitura.
As acções envolveram os alunos do 3º Ciclo, do Ensino Secundário, do CEF, dos Cursos Profissionais e do Curso Tecnológico de Desporto que foram convidados a assistir a pequenas palestras proferidas por professores de Português, da equipa da biblioteca escolar e de outros grupos disciplinares, no espaço da Biblioteca. Cada docente desenvolveu uma temática diferente, procurando dialogar com os alunos a partir das palavras escritas.
No âmbito do SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares) a Câmara Municipal, através da sua biblioteca, trouxe à nossa Escola o recital de poesia Jograis ao Sul, da responsabilidade dos actores Jorge Falé e Eurico Lopes que com a sua simpatia e jovialidade cativaram a audiência. O entusiasmo quer dos convidados, que se revelaram excelentes declamadores, quer dos destinatários, que ouviram ler poesia, procurando um sentido para a palavra dos grandes poetas, tornou o encontro um momento especial na rotina escolar.
De realçar ainda o encontro com o ilustrador Rui Castro que conversou com os alunos sobre o ofício de ilustrar as palavras dos escritores. Já não é a primeira vez que, a convite da Areal Editores, este ilustrador anima encontros com alunos na nossa Escola, dado o manifesto interesse que a ilustração suscita junto dos mais novos. Rui Castro partilhou alguns dos seus segredos, técnicas e materiais usados nos seus trabalhos, exibindo os originais que integram conhecidas obras da literatura infanto-juvenil. Professores e alunos apreciaram a qualidade e criatividade dos trabalhos apresentados pelo artista.
Durante a semana desfilaram palavras, personagens, livros, autores, declamadores, poetas, actores, ilustradores, enfim: um tempo de magia, viagem e aventura.
A leitura transportou-nos no tempo e no espaço de acordo com a sensibilidade de leitores e ouvintes. A cada um a sua aventura, o seu caminho.

Aqui apresentamos algumas fotografias da Semana!


10 março 2011

Dia Internacional da Mulher




Em destaque na BE


Frases/Poemas

Selecção dos alunos
11º Ano do Curso Tecnológico de Desporto

Colaboração da Professora Sónia Marques

02 março 2011

Ateliê de leitura

No passado dia 24 de Fevereiro, os alunos do 9º C, acompanhados pela professora de Língua Portuguesa, Adília Marques, e pela professora bibliotecária, participaram no ateliê “Ler a Valer” que decorreu nas instalações da Biblioteca Municipal do Entroncamento (BME), no âmbito do projecto SABE (Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).
O ateliê teve como principal objectivo incentivar a leitura, englobando a “leitura em voz alta” como uma forma de expressão intimamente ligada ao texto.
A contadora de histórias, Elsa Serras, surpreendeu os alunos com a sua arte de contar e ler através de gestos e movimentos, os que se escondem nos textos e que ajudam a transmitir o seu conteúdo. A articulação das palavras, o ritmo, a entoação, o volume concorreram para dar vida às histórias e os ouvintes deixaram-se transportar, dando largas à sua imaginação.
No decorrer da acção, realizaram-se diversos jogos que permitiram o encontro e a exploração das inúmeras possibilidades de interligação texto/voz de uma forma lúdica e divertida, tendo no final os alunos assumido o "papel" de contadores de histórias em diferentes registos. Como diz Daniel Pennac “As palavras precisam de corpo. Os nossos livros precisam de ter vida.”


Ficam algumas imagens que ilustram alguns momentos deste ateliê.