09 junho 2011

Época de exames… Gerir bem o tempo de estudo!














Agora que o final do ano e a época de exames se aproximam é tempo de pensar numa gestão criteriosa e planeada do tempo, de definir prioridades.

Recordamos alguns dos procedimentos para um plano de estudo eficaz:

Programar horas de estudo
• Escolher um local calmo para estudo
• Procurar momentos de silêncio
• Dar prioridade às tarefas
• Executar uma tarefa de cada vez
• Ter momentos de lazer
(usar algum tempo para não fazer nada sem culpabilidades e tentar manter algum
nível de interacção social)
Dormir o suficiente


Votos de muito sucesso nos exames.

Bom estudo!

01 junho 2011

Descobrindo escritores... nos nossos professores!



No dia 31 de Maio do corrente ano, realizou-se na Biblioteca um colóquio que teve por objectivo dar a conhecer os autores professores da nossa escola. Foi apresentado um painel que integrou as professoras Almerinda Pereira e Ivone Costa e os professores Acácio Luz, Adriano Milho, Henrique Leal e José Catarino. Após as apresentações dos autores e de uma breve resenha da obra de cada um, realizada pela professora bibliotecária, teve lugar um debate, moderado pelo professor Henrique Leal, que, no essencial, abordou as questões da escrita, das motivações e produções de cada autor.
O papel da investigação como suporte para a produção da obra científica ou literária, a filiação em escolas ou correntes de influência literária e filosófica, a relação entre a obra e o leitor, a escrita e a edição, a dialéctica escrita-tortura e escrita-prazer, o papel da informação e do conhecimento, enfim a natureza da comunicação e da partilha subjacentes ao acto de escrever foram as questões mais sublinhadas nas intervenções dos professores autores.
No final intervieram também alguns alunos que já ensaiaram incursões pelo mundo da escrita acertando-se como consensual a ideia que a escrita é estimulante, embora implique investimento, trabalho, paciência e por vezes sofrimento. Também ficou no ar o papel da escola, da formação e da leitura como determinantes incontornáveis para quem se dedica à arte de escrever.


Professor Henrique Leal