30 janeiro 2012

"2 MINUTOS DE LEITURA"

Uma imagem pode valer por muitas palavras !!!

24 janeiro 2012

LIVRO DA SEMANA " Rainha Por Amor"

Na primavera de 1646, Luiza de Gonzaga, duquesa de Nevers, princesa de Mântua, entra jubilosa em Varsóvia para aí desposar com grande pompa, Ladislau IV, rei da Polónia. Junto dela Maria Casimiro de la Grange d´Arquien, rapariguinha de surpreendente beleza, arregala os seus grandes olhos, deslumbrada pelo fausto das cerimónias. Não tem mais de cinco anos e não pode imaginar o destino que a espera nessa corte longínqua: um dia também ela será rainha e tornar-se-á a segunda francesa a subir ao trono da Polónia.
Ao correr das páginas desenrola-se o romance fabuloso da criança que se torna mulher, o romance de uma ascensão irresistível e de uma paixão inabalável. Sedutora, sensual, indomável, Maria Casimiro dá volta às cabeças, brilha em todos os bailes, domina as intrigas, revoluciona o Palácio de Varsóvia. Depois de um casamento forçado, infeliz, com um príncipe rico e debochado, ela reencontra o amor dos seus quinze anos, Jan Sobieski, um guerreiro magnífico que lhe conquistara o coração ao chamá-la pelo seu diminutivo “Marysienka”. Contra tudo e contra todos, ela fará dele um rei… e ainda muito mais!

18 janeiro 2012

Concurso "UMA AVENTURA... LITERÁRIA 2012"

Está a decorrer o Concurso " Uma Aventura ... Liretária 2012".
Este Concurso da Editorial Caminho está dividido em 6 modalidades : Texto original, Critica, Desenho, Teatro, Olímpiadas da História e Blogue. Poderão participar todos os alunos dos 1º, 2º e terceiro ciclos e do ensino secundário que ainda não tenham completado 18 anos. As inscrições decorrem até ao prósimo dia 15 de Fevereiro, devendo os alunos concorrentes enviar os trabalhos por correio ou através da Internet para os sítios :
http://www.uma-aventura.pt/ ou http://www.caminho.leya.com/
Poderás consultar o regulamento e fazer a tua inscrição diretamente nas páginas Web da Editorial Caminho, acima referidas, ou na biblioteca da nossa escola. Em todas as modalidades a concurso, serão entregues prémios aos 3 melhores alunos do 3º ciclo e aos 3 melhores alunos do ensino secundário.

17 janeiro 2012

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Resultados 1ª Fase
Depois de ter alcançado excelentes resultados no ano letivo anterior, a nossa escola voltou a participar no Concurso Nacional de Leitura.
Realizaram-se assim, no passado dia 4 de janeiro, as provas a nível de escola que permitiram selecionar os alunos que irão representar a nossa escola na Final Distrital.

Na nossa escola foram selecionadas as seguintes obras
para os alunos do 3ª Ciclo:
História de uma gaivota e de um gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda;
“Abyssus Abyssum” in Os meus amores, de Trindade Coelho.

Apurados os resultados, foram selecionadas para a 2ª fase - Final Distrital - do concurso as
seguintes alunas:
Laura Marques do 8º D;
Júlia Neves do 9º A;
Patrícia Graça do 8º C;
Catarina Gameiro do 8º C (suplente).

Todos os alunos participantes receberam um certificado e um livro como prémio de participação. As alunas vencedoras receberam um certificado e um cheque livro.

















16 janeiro 2012

DESTAQUE

Representação
Sermão de S. António aos Peixes

Padre António Vieira



Igreja Matriz do Entroncamento - 20 de janeiro - 21 horas






Os alunos do 11º ano da turma de Desporto e Turma A Científico-Natural convidam a comunidade a comparecer nesta atividade no dia 20 de janeiro (sexta-feira), pelas 21 horas, na Igreja Matriz do Entroncamento.




Filme da semana " A Missão"



Os acontecimentos desta história são verdadeiros e ocorreram nas fronteiras da Argentina, Paraguai e Brasil no ano de 1750″ é a frase que abre A Missão. E é num tom realista que o filme aborda um facto relacionado com nossa história. O pano de fundo aqui é a colonização da América do Sul pelos espanhóis e portugueses no século XVIII, mostrando as missões jesuítas da Igreja Católica ocorridas nesse período. Temos um pedaço da nossa história retratada. E muito bem retratada.

A Missão (no título original em inglês "The Mission") é um filme britânico de 1986, um drama histórico dirigido por Roland Joffé com banda sonora de Ennio Morricone.

12 janeiro 2012

LIVRO DA SEMANA " Memórias de Sherlock Holmes"

As Memórias de Sherlock Holmes é uma coleção de histórias, publicado originalmente em 1894, por Arthur Conan Doyle.

São 12 as histórias que aqui podemos ler:

" Estrela de Prata"
" A Aventura da Caixa de Papelão"

" A aventura da Face Amarela "
" O Corretor de Clerk"

" O Gloria Scott"

" O Ritual Musgrave
"
" A aventura de Squire Reigate
"
" A Aventura do Homem Malandro
"
" O paciente Residente
"
" O intérprete Grego
"
" O Tratado Naval
"
" O Problema Final
"

" ....Algumas palavras bastarão para dizer o pouco que resta.
Um exame feito por peritos deixa poucas dúvidas de que terminou uma luta pessoal entre dois homens, e dificilmente teria outro desfecho, ao andarem à roda, enredados nos barcos um do outro, o criminoso mais perigoso do mundo, Moriarty, e o campeão da lei da sua geração, Sherlock Holmes. "

05 janeiro 2012

"2 MINUTOS DE LEITURA"

Com os nossos votos de um bom ano de 2012.

Recomeça….

Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

Miguel Torga