18 abril 2008

Dia Mundial do Livro




Primavera de Livros
na
Biblioteca




23 de Abril de 2008



Exposição / divulgação

de novidades literárias




LEIA MAIS. VIVA MAIS!


Livros com 10% de desconto

16 abril 2008

Novidades Literárias

O fundo documental da biblioteca, graças ao apoio do Conselho Executivo e dos professores da Escola, tem sido continuamente renovado, o que significa que algumas das novidades editoriais estão já ao vosso dispor na biblioteca.

Aventurem-se nesta descoberta!

O vosso livro está algures nestas prateleiras à vossa espera!


Descubram-no!

Novidades Literárias - Abril/2008

OLIVEIRA, Carlos, (2005), Uma abelha na chuva, Lisboa, Assírio & Alvim, 3ªEdição.

ROGEIRO, Nuno, (2008), As aventuras de Miguel – Histórias para comer, Lisboa, Gradiva, 1ªEdição.

SANTOS, José Rodrigues, (2007), O Codex 632, Lisboa, Gradiva, 28ªEdição.


SANTOS, José Rodrigues, (2007), O Sétimo Selo, Lisboa, Gradiva, 1ªEdição.


VASCONCELOS, José Mauro, (2008), O Meu Pé de Laranja Lima, Lisboa, Dinapress, 5ªEdição.

14 abril 2008

Inquérito sobre a Semana da Leitura


I – Considerações Gerais

No âmbito da semana da leitura, foi realizado um inquérito aos alunos que estiveram presentes nesta actividade. Foram inquiridos os alunos do 7ºA, 7ºC, 7ºD, 7ºE, 7ºF, 8ºC, 8ºD, 8ºE, 9ºA, 9ºD, 9ºE, num total de 228 alunos.

II – Resultados dos Inquéritos






















31 março 2008

Estatísticas da Utilização da Biblioteca - Até 31-03-2008

Contadores Gerais


Documentos pesquisados

Pesquisas por Faixa Etária


Pesquisas por Sexo

18 março 2008

Aconteceu...Conversa com o ilustrador Rui Castro


Como se ilustram as palavras dos escritores

No dia 11 de Março, no âmbito da Semana da Escola, o ilustrador Rui Castro, a convite da equipa da Biblioteca, conversou com alunos da Escola sobre o ofício de ilustrar as palavras dos escritores.

É já a segunda vez que este ilustrador anima encontros com alunos na Escola, dado o manifesto interesse que a ilustração suscita junto dos mais novos. O jovem criador cativou a audiência explicando os seus métodos muito pessoais de trabalhar e revelando como através das técnicas do recorte/colagem, da pintura ou da modelagem, materiais banais podem ganhar nova vida. As suas diferentes criações serviram para ilustrar as suas próprias palavras e desvendaram o convívio que se estabelece entre a imagem e o texto. Na sua opinião, uma boa ilustração respeita o texto mas ambiciona acrescentar-lhe algo, quanto mais não seja colorindo as zonas que as palavras deixaram em branco.


Prof.ª Clara Marques

17 março 2008

Aconteceu...Feira do Livro



Integrada na Semana da Escola, que este ano decorreu entre 10 e 14 de Março, foi organizada mais uma Feira do Livro, pela BE/CRE, que permitiu à Comunidade Escolar, adquirir livros das mais variadas temáticas, por um preço amigo.

21 fevereiro 2008

Aconteceu...Semana da Leitura



Durante a semana de 11 a 15 de Fevereiro a Biblioteca da Escola Secundária, em colaboração com o grupo de docentes de Português, desenvolveu actividades com o intuito de promover a leitura.

Ao longo da semana, os alunos do terceiro ciclo foram convidados a assistir a pequenas palestras proferidas por diversos professores de Português no espaço da Biblioteca no horário de Estudo Acompanhado. Cada docente desenvolveu uma temática diferente, procurando dialogar com os alunos a partir das palavras escritas.
Alguns grupos de alunos ouviram falar sobre a experiência de “ser leitor” e reflectiram sobre o papel da leitura na sua própria formação; outros leram ou ouviram ler poesia portuguesa, procurando um sentido para a palavra dos grandes poetas; um grupo de alunos fez uma abordagem a um conto mirandês; duas turmas confrontaram a sua realidade com o dia a dia da jovem Zlata na cidade de Sarajevo em guerra; outra turma contactou com a criatividade de Mia Couto; cartas de amor (ridículas ou não) e poemas sobre a mesma temática foram pretexto para uma conversa com outros alunos e a leitura expressiva de um conto de Eça de Queirós cativou a atenção de um outro grupo.

Na quinta-feira, dia 14, o convite à leitura alargou-se a todo o público escolar com a “Esplanada das Letras”, que funcionou no átrio do pavilhão A e oferecia aos alunos a possibilidade de desfrutar de uma bebida enquanto liam algumas páginas das várias publicações periódicas que estavam espalhadas pelas mesas. Ao mesmo tempo decorria uma mostra de literatura infanto-juvenil que dava a conhecer o acervo existente na BE/CRE. E como hábitos mais recentes se vêm impondo e o dia 14 já facilmente se associa ao Dia dos Namorados, alguns cartazes evocavam o amor através das palavras do povo e de quadras de Fernando Pessoa. Nos intervalos, ouviu-se música portuguesa com letras que cantam o amor.As actividades da Semana da Leitura estenderam-se ainda ao dia 18, por questões de calendário, com um recital de poesia, preparado por um grupo de alunos nas aulas de Oficina de Teatro, e que se destinou aos pais e familiares.


Profª. Clara Marques

08 fevereiro 2008

02 fevereiro 2008

16 janeiro 2008

Inquérito sobre a Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos


I – Considerações Gerais


A BE/CRE deve ser concebida como um verdadeiro centro de recursos ao dispor de toda a comunidade escolar e ser encarada como parte do trabalho lectivo e de todo o processo ensino-aprendizagem.

Conscientes de que a opinião dos nossos utilizadores constitui o mais inestimável dos contributos, é com ela que contamos para melhorar, porque, na verdade, é nessa perspectiva que queremos continuar o nosso percurso.

Neste sentido, a equipa da biblioteca decidiu elaborar um inquérito através do qual se pretendeu ficar a conhecer melhor, nesta primeira fase, a opinião dos professores acerca dos espaços, recursos e serviços disponibilizados.

Uma vez definido, passou a estar disponível para preenchimento on-line (na plataforma Moodle) durante um mês, findo o qual se passou ao estudo dos dados recolhidos. Obtida a informação, houve que tratar de a analisar de forma a tornar clara a expressão da opinião dos 32 docentes que preencheram o inquérito, uma percentagem pouco significativa, tendo em conta que na escola leccionam 151 professores.

Sendo o número de inquéritos a analisar muito reduzido, o que se segue não tem o peso estatístico pretendido, embora se verifiquem tendências expressivas em certas referências, que, pensamos, poderiam ser validadas e generalizadas se mais professores tivessem respondido.
Assim, e considerando um universo de 32 inquiridos, as tabelas e gráficos que a seguir se apresentam tornam imediatamente perceptível o nível de satisfação e o tipo de juízo que os professores inquiridos manifestaram.

A equipa da biblioteca comprometendo-se, desde o início do processo de avaliação, a divulgar o seu resultado, fá-lo, desta forma, agradecendo simultaneamente a todos quantos nele participaram.


II – Resultados do Inquério 1 - Utilização da Biblioteca











III – Resultados do Inquérito 2 – Sugestões para a Biblioteca




IV – Considerações Finais

A maioria dos professores que responderam ao inquérito leccionam há mais de dez anos na escola e frequentam ocasionalmente a biblioteca. A maior parte dos inquiridos conhece os materiais existentes com interesse para o seu grupo de docência, mas 46% raramente sugere aos alunos que efectuem pesquisas na biblioteca, porque prefere fornecer documentação fotocopiada. Deve-se, no entanto, referir que 41% o faz com frequência.

É de salientar que à maioria dos professores nada lhes desagrada na biblioteca. Globalmente, a opinião dos inquiridos revela que o que mais lhes agrada é o ambiente e os serviços que a biblioteca presta, sobretudo no que diz respeito à organização e ao atendimento aos utilizadores.

Porém, os inquiridos entendem que deverão ser divulgadas e promovidas mais iniciativas e que deveriam existir mais equipamentos e recursos pedagógicos, pelo que há que investir nestas áreas.

A Coordenadora da BE/CRE
Prof.ª Elsa Barreiros

02 dezembro 2007

Novidades Literárias - Dezembro/2007

Colecção História de Portugal

Coordenação de José Hermano Saraiva

QUIDNOVI – Edição e Conteúdos, S. A.

Volume I – A Formação do Território – Da Lusitânia ao Alargamento do País
Volume II – A Afirmação do País – Da Conquista do Algarve à Regência de Leonor Teles
Volume III – A Epopeia dos Descobrimentos – A Dinastia de Avis e a Expansão Ultramarina
Volume IV – Glória e Declínio do Império – De D. Manuel I ao Domínio dos Filipes
Volume V – A Restauração da Independência – O Início da Dinastia de Bragança
Volume VI – A Monarquia Absolutista – Da Afirmação do Poder às Invasões Francesas
Volume VII – Implantação do Regime Liberal – Da Revolução de 1820 à Queda da Monarquia
Volume VIII – A Primeira República – Do 5 de Outubro à Crise Partidária
Volume IX – A Segunda República – De António Salazar ao Marcelismo
Volume X – A Terceira República – Do 25 de Abril aos Nossos Dias
Volume XI / XX – Dicionários de Personalidades


Colecção Grandes Batalhas da História Universal

Organização QUIDNOVI – Edição e Conteúdos, SA


Volume I – (1275 a. C.) Kadesh
Volume II – (333 a. C.) Issos
Volume III – (216 a. C.) Canas
Volume IV – (49 a. C.) Alesia
Volume V – (1385) Aljubarrota
Volume VI – (1429) Orleães
Volume VII – (1453) Constantinopla
Volume VIII – (1510) Goa
Volume IX – (1571) Lepanto
Volume X – (1805) Trafalgar
Volume XI – (1815) Waterloo
Volume XII – (1855) Sebastopol
Volume XIII – (1863) Gettysburg
Volume XIII – (1967) Sinai
Volume XIV – (1916) Verdum
Volume XV – (1918) La Lys
Volume XVI – (1940) Inglaterra
Volume XVII – (1942) Midway
Volume XVIII – (1942) El – Alamein
Volume XIX – (1943) Estalinegrado
Volume XX – (1943) Kursk
Volume XXI – (1944) Cassino
Volume XXII – (1944) Normandia
Volume XXIII – (1967) Sinai
Volume XXIV – (1968) Tet
Volume XXV – (1991) Golfo
Volume XXVI – (1982) Shatt Al -Arab
Volume XXVII – (1982) Beirute
Volume XXVIII – (1995) Sarajevo
Volume XXIX – (1982) Malvinas
Volume XXX – (1950) Inchon
Volume XXXI – (1954) Dien Bien Phu
Volume XXXII – (1948) Manchúria
Volume XXXIII – (1938) Ebro

A Coordenadora da BE/CRE
Prof. Elsa Barreiros

02 novembro 2007

Novidades Literárias - Novembro/2007

Obras Recomendadas - PLANO NACIONAL DE LEITURA

VIEIRA, Alice, (1988), Às dez a Porta Fecha, Lisboa, Editorial Caminho, 6ºEdição.

VIEIRA, Alice, (1991), Leandro, rei da Helíria, Lisboa, Editorial Caminho, 5ºEdição.

VIEIRA, Alice, (1985), Águas de Verão, Lisboa, Editorial Caminho, 8ªEdição.

VIEIRA, Alice, (1997), Se Perguntarem Por Mim Digam Que Voei, Lisboa, Editorial Caminho, 5ºEdição.

TORRADO, António, (2005), O Homem sem Sombra, Lisboa, Editorial Caminho, 1ªEdição.

MAGALHÃES, Ana Maria, e ALÇADA, Isabel, (2000), Diário Cruzado de João e Joana, Lisboa, Editorial Caminho, 2ªEdição.

MAGALHÃES, Ana Maria, e ALÇADA, Isabel, (2006), Quero Ser Outro, Lisboa, Editorial Caminho, 1ªEdição.

SALDANHA, Ana, (2005), Escrito na Parede, Lisboa, Editorial Caminho, 1ªEdição.

SALDANHA, Ana, (2006), O Romance de Rita R., Lisboa, Editorial Caminho, 1ªEdição.

LABORIT, Emmanuelle, (2000), O Grito da Gaivota, Lisboa, Editorial Caminho, 3ªEdição.

ONDJAKI, (2001), Momentos de Aqui, Lisboa, Editorial Caminho, 3ªEdição.

ONDJAKI, (2007), Os da Minha Rua, Lisboa, Editorial Caminho, 2ªEdição.

CARVALHO, Mário (1990), Contos da Sétima Esfera, Lisboa, Editorial Caminho, 2ªEdição.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner, (2005), Dia do Mar, Lisboa, Editorial Caminho, 5ªEdição.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner, (2006), O Colar, Lisboa, Editorial Caminho, 4ªEdição.

FONSECA, da Manuel, (1984), Aldeia Nova, Lisboa, Editorial Caminho, 11ªEdição.

COUTO, Mia, (1994), Estórias Abensonhadas, Lisboa, Editorial Caminho, 7ªEdição.