21 maio 2008

Nuno Rogeiro na Escola Secundária


No dia 9 de Maio, o conhecido analista e autor nas áreas de ciência política, Nuno Rogeiro, esteve na Escola Secundária do Entroncamento a convite da Biblioteca para apresentar aos alunos do terceiro ciclo o seu livro As Aventuras de Miguel.

A obra que acabou de publicar é a primeira no domínio da ficção e destina-se a um público jovem. As histórias, como explicou aos presentes, foram criadas à medida das exigências dos filhos e muitas vezes serviram de Histórias para Comer, o subtítulo que recorda essa função. A passagem à escrita anos depois surgiu por sugestão destes primeiros destinatários.

Alguns contos, lidos por alunos e pelo próprio autor, e as ilustrações, também de Nuno Rogeiro, foram o ponto de partida neste encontro. O universo do herói recorda as histórias da infância e os fantasmas que povoavam esse tempo. As histórias cruzam-se com frequência com personagens, nomes, situações que pertencem à herança literária dos grandes autores que alimentaram a sua juventude.

O entusiasmo quer do convidado, que em todos os momentos se revelou um excelente comunicador, quer dos participantes, que intervieram com pertinência, tornou o encontro um momento especial na rotina escolar.

Em jeito de despedida, Nuno Rogeiro repetiu o desafio que o seu livro propõe no capítulo “Histórias para Acabar”: Peço-vos para completarem cada história, em não mais do que 4 000 caracteres. Este convite permitirá ao autor elaborar outras narrativas a partir das melhores contribuições. E quem sabe se essas novas histórias não serão um pretexto para marcar um novo encontro na nossa Escola.


Artigo publicado por Clara Marques e Elsa Barreiros

Sem comentários:

Enviar um comentário