27 maio 2008

Dia do Bombeiro

BE/CRE
Convite
Dia do Bombeiro
28 de Maio

Palestra
“O papel do bombeiro na sociedade actual”

A Equipa da Biblioteca convida todos os professores interessados e com disponibilidade de horário a participar na palestra que irá ser dinamizada pelo Senhor Vítor Bertelo, Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários do Entroncamento, no dia 28 de Maio das 10h00 às 11h30, na biblioteca da escola.



Agradecemos a sua visita. Seja bem-vindo(a).

21 maio 2008

Nuno Rogeiro na Escola Secundária


No dia 9 de Maio, o conhecido analista e autor nas áreas de ciência política, Nuno Rogeiro, esteve na Escola Secundária do Entroncamento a convite da Biblioteca para apresentar aos alunos do terceiro ciclo o seu livro As Aventuras de Miguel.

A obra que acabou de publicar é a primeira no domínio da ficção e destina-se a um público jovem. As histórias, como explicou aos presentes, foram criadas à medida das exigências dos filhos e muitas vezes serviram de Histórias para Comer, o subtítulo que recorda essa função. A passagem à escrita anos depois surgiu por sugestão destes primeiros destinatários.

Alguns contos, lidos por alunos e pelo próprio autor, e as ilustrações, também de Nuno Rogeiro, foram o ponto de partida neste encontro. O universo do herói recorda as histórias da infância e os fantasmas que povoavam esse tempo. As histórias cruzam-se com frequência com personagens, nomes, situações que pertencem à herança literária dos grandes autores que alimentaram a sua juventude.

O entusiasmo quer do convidado, que em todos os momentos se revelou um excelente comunicador, quer dos participantes, que intervieram com pertinência, tornou o encontro um momento especial na rotina escolar.

Em jeito de despedida, Nuno Rogeiro repetiu o desafio que o seu livro propõe no capítulo “Histórias para Acabar”: Peço-vos para completarem cada história, em não mais do que 4 000 caracteres. Este convite permitirá ao autor elaborar outras narrativas a partir das melhores contribuições. E quem sabe se essas novas histórias não serão um pretexto para marcar um novo encontro na nossa Escola.


Artigo publicado por Clara Marques e Elsa Barreiros

12 maio 2008

Dia das Vocações

"Agora eu quero ser..."

A psicóloga do SPO, Drª Joana Cachucho, dinamizará uma palestra sobre Orientação Escolar dirigida a alunos do 8º Ano, na biblioteca da nossa escola, quarta-feira 14 de Maio.

1ª Sessão: 10h00 às 11h30

2ª Sessão: 11h45 às 13h15

Organização BE/CRE

02 maio 2008

Dia da Liberdade de Imprensa


Para assinalar o Dia da Liberdade de Imprensa, conforme previsto, a BE/CRE organizou no dia 2 de Maio um encontro com as jornalistas da R.T.P. Rita Marrafa de Carvalho e Margarida Neves de Sousa.

Para o êxito do evento muito contribuíram as experiências jornalísticas aqui contadas de forma apelativa e as turmas de 3.º Ciclo e Secundário participantes que demonstraram bastante interesse por esta temática, tendo-se gerado um diálogo bastante profícuo. A receptividade a estes encontros, pelas mais valias que incorporam junto da comunidade escolar, justifica a vontade de continuar a programar acções deste tipo.

Encontro com Nuno Rogeiro


A BE/CRE irá promover um encontro com o escritor e analista Nuno Rogeiro, autor de As aventuras de Miguel, na Biblioteca da nossa escola, no dia 9 de Maio.


  • 1ª sessão: 10h00 - 11h30
  • 2ª sessão: 11h45 - 13h15
  • 3ª sessão: 14h50 - 16h20

Nuno Rogeiro é autor nas áreas de Ciência Política e estreou-se na ficção com este livro de histórias para crianças e adolescentes.

Com um pequeno ensaio “pedagógico”, ilustrações do autor e alguns desafios aos leitores, aqui ficam, As aventuras de Miguel.


As Aventuras de Miguel
Histórias para Comer
Nuno Rogeiro



GRADIVA/JÚNIOR

Nº de páginas: 272
Ano de Edição: 2008
ISBN: 978-989-616-235-1


Convidam-se todos os professores interessados e com disponibilidade de horário a participar nas actividades.

Agradecemos a sua visita. Seja bem-vindo(a),