
Votos de um Feliz Natal
e
Próspero Ano Novo
AECE - Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento Bibliotecas Escolares (Pré-Escolar/1º, 2º e 3º Ciclos/Ensino Secundário
1 de Dezembro
Dia da Restauração da Independência
Tudo começou em finais do séc. XVI: o rei de Portugal era D. Sebastião.
Em 1578, D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, no norte de África. Portugal ficou, assim, sem rei, pois D. Sebastião era muito novo e ainda não tinha filhos, não havia herdeiros directos para a coroa portuguesa.
Assim, quem subiu ao trono foi o Cardeal D. Henrique, que era tio-avô de D. Sebastião. Mas só reinou durante dois anos porque nem todos estavam de acordo com ele como novo rei.
Em 1580, nas Cortes de Tomar, Filipe II, rei de Espanha, foi escolhido como o novo rei de Portugal. A razão para a escolha foi simples: Filipe II era filho da infanta D. Isabel e também neto do rei português D. Manuel, por isso tinha direito ao trono.
Nesta altura, era frequente acontecerem casamentos entre pessoas das cortes de Portugal e Espanha, o que fazia com que houvesse espanhóis que pertenciam à família real portuguesa e portugueses que pertenciam à família real espanhola.
Durante 60 anos, viveu-se em Portugal um período que ficou conhecido na História como "Domínio Filipino". Depois do reinado de Filipe II (I de Portugal), veio a governação de Filipe III (II de Portugal) e Filipe IV (III de Portugal). Estes reis governavam Portugal e Espanha ao mesmo tempo, como um só país.
Os portugueses acabaram por revoltar-se contra esta situação e, no dia 1 de Dezembro de 1640, puseram fim ao reinado do rei espanhol num golpe palaciano (um golpe só para derrubar o rei e o seu governo).
Na altura, a Duquesa de Mântua era vice-rainha e Miguel de Vasconcelos era escrivão da Fazenda do Reino. Tinha imenso poder.
No dia 1 de Dezembro de 1640, os Restauradores mataram-no a tiro e foi defenestrado (atirado da janela abaixo) no Paço da Ribeira.
Filipe III abandonou o trono de Portugal e os portugueses escolheram D. João IV, duque de Bragança, como novo rei.
O dia 1 de Dezembro passou a ser comemorado todos os anos como o Dia da Restauração da Independência de Portugal, já que o trono voltou para um rei português.
A biblioteca assinalou a estreia de Harry Potter e os Talismãs da Morte com a apresentação do trailer do mais recente filme e uma sessão de divulgação da obra completa da saga. A actividade foi promovida e dinamizada pela professora Sónia Marques, colaboradora da biblioteca escolar, e teve como destinatários os alunos do 7º D. A professora bibliotecária, em colaboração com os alunos da turma fãs de Harry Potter, apresentou a biografia de J. K. Rowling.
Os alunos participaram com entusiasmo na leitura de excertos dos vários títulos publicados . Para um melhor enquadramento da obra, a professora Sónia Marques organizou uma exposição com exemplares em língua inglesa e com objectos, como a varinha mágica, os famosos óculos que caracterizam o bruxo e outros inspirados das histórias.
Analisada a ficha de avaliação que os alunos foram convidados a preencher no final, verificou-se que o grau de satisfação relativamente à actividade foi bastante elevado.
Parabéns!
Toda a colecção do Harry Potter ao teu dispor na BE.
Boas leituras!
Ficam aqui algumas fotografias da actividade!
Fase: Final
OBRAS A CONCURSO
3.º Ciclo |
• Quero ser Outro, Ana M. M. e Isabel Alçada • A ilha na rua dos pássaros, Uri Orlev |
Ensino Secundário |
• A saga de um pensador, August Cury • No teu deserto, Miguel Sousa Tavares |
A final decorrerá na nossa Escola, no dia 16 de Abril, pelas 20.30h, numa cerimónia aberta à comunidade.
Todos os alunos que irão disputar a final receberão um livro, oferta da Câmara Municipal do Entroncamento e o aluno vencedor por ciclo de ensino receberá um prémio especial atribuído pela Caixa de Crédito Agrícola – Ribatejo Norte.
A equipa da BE convida toda a comunidade educativa a estar presente nesta Festa da Leitura.
Parabéns aos vencedores e um agradecimento especial a todos quantos participaram!
No passado dia 12 de Março, pelas 11h30, na biblioteca da escola, foram divulgados os resultados da 1ª eliminatória do concurso e entregues os certificados de participação e os prémios aos alunos que participaram nesta fase.
Na breve cerimónia estiveram presentes o Director da Escola, Mestre Francisco Neves, e O Dr. Fernando Carrasqueira em representação da Caixa de Crédito Agrícola - Ribatejo Norte, entidade patrocinadora do Concurso.
Os alunos seleccionados para a final foram os seguintes:
Ensino Básico – 3º Ciclo
Ana Sofia Leal - 9º E
Inês Serra - 9º D
Júlia Neves – 7º A
Ensino Secundário
Ana Rita Ferreira – 12º C C.TEC.
Mafalda Barrela – 11º D C.TEC.
Maria Inês Sousa -12º L.H.
Pedro Júlio -11º L.H.
Ricardo Veríssimo – 10º B C.TEC.
Susana Marques -12º C C.TEC.
Grandes leitores!
Parabéns e boa sorte para a final!