07 abril 2010


Memórias…

A Fundação Calouste Gulbenkian criou o Serviço de Bibliotecas Itinerantes, na década de sessenta, com o intuito de promover e desenvolver o gosto pela leitura, assentando a sua prática no princípio do livre acesso às estantes, empréstimo domiciliário e gratuitidade do serviço.

Ao longo de quase 40 anos, o serviço de Bibliotecas Itinerantes chegou a 29 milhões de leitores.

Ofereciam-se, assim, livros de distracção e cultura, dando a oportunidade de aceder a obras relacionadas com os diversos interesses dos utilizadores, no largo ou na praça dos lugarejos mais distantes do interior do país.

Para reviver memórias e dar a conhecer aos mais jovens a forma como no passado se tinha acesso ao livro e à leitura, a equipa da biblioteca tomou a iniciativa de trazer à escola uma das carrinhas - Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian.

Graças ao apoio da Câmara Municipal da Batalha que desde logo aderiu a esta iniciativa, durante a última semana do 2º período, esteve estacionada na nossa escola a Biblioteca Itinerante da Batalha, numerada pela Gulbenkian com o nº1, que despertou o interesse de toda a comunidade escolar.

Os alunos cheios de curiosidade quiseram conhecer o projecto que marcou, nas últimas décadas, o acesso e a difusão da cultura junto das populações do interior de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário