
AECE - Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento Bibliotecas Escolares (Pré-Escolar/1º, 2º e 3º Ciclos/Ensino Secundário
09 dezembro 2011
07 dezembro 2011
" 2 MINUTOS de LEITURA "
Tive Um Sonho
Tive um sonho: Uma escola aberta, voltada para a luz dos astros, com uma vozinha a inquirir-me do fundo da sala: «Eh, professor, tu sabes isto?». E eu a dizer que não e a esperar que me ensinem.
Tive um sonho: uma escola sem horários, aberta de manhã à noite, com paredes forradas de pássaros e de sonhos, e com bolas de sabão voando por dentro do coração das palavras e dos números.
Tive um sonho: uma escola sem planos, sem fichas, sem esboços, com a vida sentada a nosso lado, a ensinar-nos as canções de todas as infâncias e a mostrar-nos por onde passam os rios de todas as memórias.
Tive um sonho: uma escola com o chão atapetado de música, para que nos passos ressoem os acordes dos assombramentos.
Hugo Santos
05 dezembro 2011
Passatempo "CHERUB"
A Biblioteca Escolar aderiu ao “Passatempo CHERUB", promovido pela Porto Editora com o objetivo de promover o gosto pela leitura e divulgar os livros da coleção.Os resultados já foram apurados pela professora bibliotecária. Foram premiados com uma T-shirt e um dos últimos livros da coleção, Cães Danados, os quatro alunos com melhor desempenho:
- Marco Maia, 9º A
- Patrícia Graça, 8º C
- Pedro Ramos, 8º F
- Tiago Bica, 9º A
Como "prémio" pela colaboração, a Biblioteca Escolar viu enriquecido o seu fundo documental, com a oferta, por parte da editora, do título Cães Danados que em breve estará disponível para requisição.
SEMANA DA CIÊNCIA 2011
A Equipa da BE agradece a colaboração de todos os intervenientes, especialmente dos docentes que prepararam as actividades e do Clube Ciência em Movimento da escola.
Junto apresentamos um pequeno vídeo com alguns dos eventos realizados.
01 dezembro 2011
“Passatempo CHERUB” - Porto Editora
A Biblioteca da nossa escola aderiu ao passatempo, na sequência da visita da consultora pedagógica da Porto Editora e do seu desafio para a leitura de um livro da coleção CHERUB.Os concorrentes responderam hoje a um questionário sobre o livro a concurso O Recruta, de Robert Muchamore, (o número 1 da coleção), que tiveram oportunidade de ler durante o mês de novembro.
Os resultados serão divulgados e os prémios entregues no próximo dia 5, pelas 11h30, na biblioteca da escola.
O prémio, constituído por uma t-shirt e um dos títulos da coleção, é apenas um incentivo para... Ler mais!
São sempre bem-vindas iniciativas que visem a promoção da leitura.
Boa sorte a todos!
22 novembro 2011
Semana da Ciência

Estas atividades associam-se à “Semana da Ciência e Tecnologia 2011” dinamizada pela “Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica”, que decorre a nível nacional entre 21 e 27 de novembro. Durante este período, as mais variadas instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o país abrem as suas portas ao público, lançando um convite para uma viagem pelo conhecimento.
Na nossa escola o Programa desta “Semana da Ciência” irá envolver várias turmas do ensino Básico e Secundário e os alunos do “Clube Ciência em Movimento”, num total de 20 eventos.
Destacamos:
- A Exposição de Fósseis, Minerais e Modelos científicos simples, durante toda a semana
- A apresentação da vida e obra de Rómulo de Carvalho
- A palestra “Rómulo de Carvalho – o seu papel na ciência”
- O debate sobre a investigação científica na sociedade atual
- As sessões de astrofotografia
- A apresentação “ Viagem ao futuro com as células estaminais”
- A atividade “Com História experimenta-se!”
- O visionamento/comentado do filme “O dia depois de amanhã”
- A sessão de divulgação de artigos de revistas científicas em língua estrangeira
- A apresentação “Estágio de verão uma experiência de vida”
- As atividades de laboratório desenvolvidas pelos professores e pelos alunos do “Clube Ciência em Movimento”
- A exposição “A magia do vidro e da água colorida”
- As sessões sobre “Problemas históricos da Matemática” e “ Cortes e Secções nos Sólidos”
- A apresentação seguida de “Workshop” de ilustração da obra literária infanto-juvenil “Chamo-me…Júlio Verne”
Com estas atividades, pretendemos assinalar o “Dia Nacional de Cultura Científica”, que se comemora em Portugal desde 1997, no dia 24 de novembro, data do aniversário do nascimento de Rómulo de Carvalho, poeta, cientista, pedagogo, historiador e divulgador de ciência.
17 novembro 2011
Dia Internacional da Filosofia
“O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria.”
“A mais urgente pergunta a ser feita nesta vida é: o que fiz hoje pelos outros?"
Martin Luther King
UM OUTRO OLHAR SOBRE O OUTRO...

Os ténis de marca continuam a ser a tua prioridade?
16 novembro 2011
17 de Novembro - Dia Mundial da Filosofia
A Filosofia tem como essência da sua razão de ser, a capacidade humana de usar a própria complexidade cognitiva para representar o mundo e a vida concreta nele inserida, ou seja, segundo Merlau-Ponty, um grande filósofo francês, a verdadeira Filosofia é reaprender a ver o mundo.
A UNESCO, ciente da importância que o questionamento filosófico assume para o diálogo entre os Homens, assinala esta importante data para que todos os povos e indivíduos assumam o dever e o direito de refletir, interagir e cimentar a criação de uma consciência partilhada pelos povos.
Este ano o Dia Mundial da Filosofia comemora-se no dia 17 de Novembro.
David Guia
15 novembro 2011
LIVRO DA SEMANA " O Ano da Morte de Ricardo Reis"

Editora : Editorial Caminho
Lançamento : 1984
Páginas : 415
10 novembro 2011
FILME da SEMANA - "ARN - O Cavaleiro Templário"
Sinopse:
Um conto de poder, coragem e traição, este filme, ambientado na Suécia, conta a inesquecível história de amor de Arn Magnussson, jovem culto e exímio esgrimista, e Cecilia, separados pela guerra entre cristãos e muçulmanos, quando ele é enviado como cavaleiro templário para a Terra Santa.Aprendendo a sobreviver e superar o sofrimento, eles jamais perdem sua confiança um no outro, nem a certeza de que se reencontrarão. Ao retornar à sua pátria, Arn tem que lutar por seu amor e pelo que se tornou a missão de sua vida: fazer da Suécia um único reino.
28 outubro 2011
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
1ª Fase: Provas nas Escolas - Realização do concurso na escola - 4 de Janeiro de 2012
26 outubro 2011
20 outubro 2011
POEMA DA SEMANA "Viagem" - Miguel Torga
Aparelhei o barco da ilusão
E reforcei a fé do marinheiro.
Era longe o meu sonho, e traiçoeiro
O mar…
Só nos é concedida
Esta vida
Que temos;
E é nela que é preciso
Procurar
O velho paraíso
Que perdemos).
Prestes, larguei a vela
E disse adeus ao cais, à paz tolhida.
Desmedida,
A revolta imensidão
Transforma dia a dia a embarcação
Numa errante e alada sepultura…
Mas corto as ondas sem desanimar,
Em qualquer aventura,
O que importa é partir, não é chegar.
Miguel Torga, Câmara Ardente
Autor:Miguel Torga nasceu em 1907 em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa Trás os Montes, aldeia onde cresceu e que o havia de marcar para toda a vida. De nome Adolfo Correia da Rocha, adoptou o pseudónimo de Miguel Torga (torga é o nome dado à urze campestre que sobrevive nas fragas das montanhas, com raízes muito duras infiltradas por entre as rochas). Depois de uma breve estadia no Porto, frequentou apenas por um ano, o seminário em Lamego. Em 1920 partiu para o Brasil, onde foi recebido na fazenda de um tio. Regressou depois a Portugal acompanhado do tio, que se prontificou a custear lhe os estudos em Coimbra. Em apenas três anos fez o curso do liceu, matriculando se a seguir na Faculdade de Medicina, onde terminou o curso em 1933. Exerceu a profissão na terra natal, passou por Miranda do Corvo, mas foi em Coimbra que alguns anos mais tarde acabou por se fixar. Foi logo após ter entrado para a universidade, que deu início à sua obra literária, com os livros "Ansiedade" e "Rampa". Só em 1936 passou a usar o pseudónimo que o havia de imortalizar. Desde a década de trinta, escreveu uma obra vasta e marcante, em poesia, prosa e teatro.
Morreu na cidade de Coimbra a 17 de Janeiro de 1997, altura em que já era considerado um dos mais importantes poetas e escritores portugueses do século XX.Morreu na cidade de Coimbra a 17 de Janeiro de 1997, altura em que já era considerado um dos mais importantes poetas e escritores portugueses do século XX.



