09 maio 2011

A propósito do... DIA MUNDIAL DO LIVRO


POEMAS DE ANTÓNIO GEDEÃO

Na passada quarta-feira, 4 de Maio, o grupo de professores de Português, em colaboração com a professora-bibliotecária, comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, como, aliás, vem sendo tradição na nossa escola.
Como também vem sendo tradição, a atividade consistiu essencialmente na leitura em voz alta de textos literários que não constam dos programas, com o objetivo de dar a conhecer grandes autores portugueses que não “passam” pela escola, mas também com o intuito de incentivar o gosto pela escuta ativa da palavra dita. Parece coisa pouca e, de facto, trata-se simplesmente de ouvir ler, concitando disponibilidade, curiosidade e respeito e admiração pela nossa língua e literatura.
Este ano, o autor escolhido foi António Gedeão (1906-1997), um dos grandes poetas portugueses do século XX, mas também professor, divulgador de ciência e cidadão exemplar. Depois de uma breve apresentação do autor, professores e alunos que se voluntariaram para o efeito leram alguns dos seus mais conhecidos poemas (“Pedra Filosofal”, “Lágrima de Preta”, “Galileu”, entre outros) a algumas turmas do ensino secundário. A atividade revestiu-se de grande significado e interesse e foi verdadeiramente gratificante para todos.

Arnaldo Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário