A edição deste ano letivo da Semana da
Leitura, centrada na temática “Elos de Leitura”, decorreu de 14 a 18 de março.
A equipa da
Biblioteca Escolar da Escola Secundária c/3º Ciclo do Entroncamento promoveu um
conjunto de atividades protagonizadas
por alunos e docentes com o objetivo de celebrar
o prazer de ler e criar “Elos de Leitura”.
No âmbito desta
iniciativa realizaram-se sessões de leitura dirigidas a todos os anos de
escolaridade por professores de Físico-Química, Português e Francês, destacando-se
as que foram dinamizadas pela assistente francesa, Lise Gibet, e pelos alunos
do Ensino Secundário que nos surpreenderam com o seu excelente desempenho.
Apontamentos
sobre a vida e obra de Anna Cerasoli e Pedro Seromenho, a apresentação de um
episódio de “Os Maias”, a dramatização de uma entrevista a Eça de Queirós, a
relação complexa entre duas artes da comunicação, a música e a poesia, a
apreciação crítica dos filmes “A vida de Pi”, “Enter the Void” e “Harry Potter
e a Pedra Filosofal”, foram apenas alguns exemplos da diversidade de
temas, de autores, de filmes e de obras escolhidas para as diferentes sessões
que se realizaram.
Houve ainda oportunidade de conhecer e conversar com o escritor
convidado, Fernando Pinto do Amaral, que veio falar da sua obra literária e do
seu papel enquanto Comissário do Plano Nacional de Leitura. Alunos, professores,
pais/encarregados de Educação e utentes do Centro de Convívio da Câmara
Municipal do Entroncamento participaram neste encontro que se insere no projeto
Ler+Jovem.
Paralelamente decorreu
também uma Feira do Livro de autor e a exposição “Ilustração de um poema” com
trabalhos dos alunos do 12º ano de Artes Visuais. Neste período, famílias,
encarregados de educação, e comunidade em geral puderam conhecer os objetos
artísticos, assim como os poemas que estiveram na origem dos mesmos.
Destacam-se ainda
as atividades que se realizaram na Praça do Município e no Centro Cultural da
cidade, numa organização conjunta com a Câmara Municipal e a Biblioteca
Municipal do Entroncamento. Deste modo ultrapassou-se
em muito a sala de aula pela apropriação do espaço público, o que permitiu dar a conhecer os projetos em
desenvolvimento no Agrupamento, no âmbito da promoção da leitura, e cimentar
elos de leitura, através da oferta de marcadores de livros e folhetos, com
poemas e quadras populares de autores portugueses, à população em geral.
Sem dúvida
que o sucesso e os bons níveis de desempenho que a biblioteca apresenta em
iniciativas de promoção da leitura se devem em muito à disponibilidade, à
motivação e ao trabalho dos nossos alunos e dos professores do Agrupamento que
muito investem no sentido de, todos juntos, formarmos alunos leitores
competentes e críticos.
A equipa da
biblioteca agradece toda a colaboração e articulação estabelecida nesta e em
todas as atividades/iniciativas da biblioteca escolar.
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