17 outubro 2019

8 de outubro -  Física 


O Prémio Nobel da Física de 2019 vai para James Peebles “por descobertas teóricas em cosmologia física” e a outra metade em conjunto para Michel Mayor e Didier Queloz “pela descoberta de um exoplaneta orbitando uma estrela do tipo solar”


"O Prémio Nobel deste ano reconhece uma nova compreensão da estrutura e da história do universo e a primeira descoberta de um planeta que orbita uma estrela semelhante ao Sol fora do sistema solar. Estas descobertas mudaram para sempre as nossas conceções do mundo", declarou, em comunicado, o comité que atribui o Prémio Nobel.

  
O Nobel tem a dimensão universal de ajudar a compreender mistérios. "Vivemos num pequeno planeta, que é um pequeno ponto visto de longe. A questão sobre a solidão humana neste universo, 'porquê nós sozinhos no cosmos? Não haverá outros planetas como o nosso?', pertence a todos nós."
Para Carlos Fiolhais, "o universo é extraordinariamente grandes, nós demasiado pequenos, mas com inteligência para entender o grande". "O Nobel da Física é um tributo ao que a inteligência humana é capaz de fazer", conclui.

lido no Público e na TSF


Sem comentários:

Enviar um comentário