25 maio 2020

IDEIAS INSPIRADORAS


Propostas de leituras e ideias inpiradoras



Sugestões que permitem a exploração de conteúdos e competências relevantes no âmbito de diferentes disciplinas.
Esperamos que sejam úteis!
Sugestão 1
Decorar uma sardinha

Junho, o mês dos Santos Populares, está a chegar. Este ano não haverá as típicas festas populares, mas certamente muitas famílias não deixarão de comer uma sardinhada. E porque não, a pensar nos Santos e nas sardinhas, tão características da época, desafiar os seus alunos a decorar uma sardinha?
A ideia de usar uma sardinha como suporte para o trabalho criativo surgiu no século XIX, com Raphael Bordallo Pinheiro. Nos últimos anos a ideia tem tido enorme projeção, graças ao Concurso Sardinhas Festas de Lisboa - só em 2019 houve participantes de 30 países!
Desafie os seus alunos a seguir as pisadas de Bordallo Pinheiro e a decorar uma sardinha: podem utilizar qualquer técnica, é só puxar pela imaginação! 



Sugestão 2
O sal da minha vida

Desde meados de março, todos temos passado muito tempo em casa. Professores e alunos tiveram de abdicar das idas presenciais à escola, das aulas na mesma sala, do convívio com colegas e amigos. Todos reduziram ao máximo as saídas à rua e os contactos sociais. E nesse processo, todos aprendemos a valorizar pequenas coisas sobre as quais antes nem pensávamos, que dávamos como garantidas. Aprendemos a valorizar cada minuto passado com um amigo, cada brincadeira, cada abraço.
O conto «O sal e a água» faz-nos pensar sobre as pequenas coisas que afinal são tão, tão importantes nas nossas vidas. Leve os seus alunos a (re)descobrir essa história popular e a refletir sobre aquilo que é tão importante para si como o sal na comida! Depois, peça-lhes que façam um desenho, ou escrevam um texto, sob o tema «O sal da minha vida».

                                                    Leia aqui o conto!

Sem comentários:

Enviar um comentário