06 abril 2022

SEMANA DA LEITURA


                                         UM OLHAR SOBRE A SEMANA DA LEITURA

Entre os dias 14 e 21 de março de 2022 decorreu na nossa escola a Semana da Leitura, dinamizada pela Biblioteca. 

O Nobel português teve lugar de destaque neste ano em que se celebra o centenário do seu nascimento, com uma palestra intitulada “(Pre)textos para ler Saramago”, a cargo da professora Elsa Barreiros, dirigida a alunos do 3º ciclo, e com a atividade Bibliotec@ando com Saramago, orientada para alunos do Secundário. Ao lado deste grande defensor do iberismo cultural, não pôde deixar de estar presente a literatura espanhola, através de um nome também premiado, o de Juan José Millás, hábil no pensar da existência humana a partir de inusitados prismas. A conversa sobre o escritor, entre a professora Almerinda Pereira e uma turma de Humanidades, teve como base algumas leituras que levaram os alunos a descortinar as principais características da escrita do autor. 

Para além de Saramago e Millás, muitos outros escritores se fizeram ouvir, nas sessões de declamação de poesia dinamizadas pela professora Luísa Silva (algumas gravadas, como vem já sendo tradição na escola), e se fizeram também ver, nas exposições ilustrativas de contos e poemas da autoria dos alunos de Artes. 

No Dia da Poesia, às 10h15, a campainha fez-se toque lírico e as aulas pararam para se escutar, pela voz de professores e alunos, a exatidão das rosas de Natália Correia, a urgência do amor de Eugénio de Andrade e exortação à paz de um Jorge de Sena relembrando malogradas vítimas de outros tempos, tão próximas das de hoje, de amarelo e azul. 

                                                                                                                                        Almerinda Pereira












 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário