24 maio 2011

BANDA DESENHADA




Para os fãs de BD aqui fica uma proposta!


Durante 15 dias, de 28 de Maio a 12 de Junho, a cidade de Beja receberá 17 exposições de ilustradores nacionais e internacionais.





09 maio 2011

9 de Maio: Dia da Europa



Este dia foi assinalado na escola, entre outras actividades, com uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos subordinada ao tema:

AUTORES EUROPEUS






Já agora, sabias que:


As notas de euro exibem sete estilos arquitectónicos da história da cultura europeia?


As moedas de euro têm um lado comum, europeu, mas uma face nacional com os seus próprios símbolos?

Leituras Cervantinas na Biblioteca












Realizou-se na Biblioteca, a 1ª Sessão de Leituras Cervantinas, visando relembrar uma data importante para as letras hispânicas: o dia 23 de Abril, dia da morte do escritor Miguel de Cervantes Saavedra. Como esta data, que assinala também o Dia Internacional do Livro, coincidiu com um momento de pausa lectiva, o passado dia 5 de Maio foi o escolhido para a realização da actividade, que contou com a participação do 7º A. Dezasseis alunos desta turma tiveram a seu cargo a leitura expressiva de excertos da obra Don Quijote de la Mancha que, embora escrita há mais de quatrocentos anos, inaugura o romance moderno. A narração das aventuras mais importantes dos seus dois volumes apoiou-se também no comentário intercalado da professora, que teve como pano de fundo um conjunto de ilustrações alusivas aos relatos apresentados. Como destinatária desta actividade, a turma do 10º ano de Línguas e Humanidades pôde, assim, tomar contacto com um nome maior da literatura universal e levar consigo algumas questões para as quais, a seu tempo, encontrarão uma resposta.

Almerinda Pereira

A propósito do... DIA MUNDIAL DO LIVRO


POEMAS DE ANTÓNIO GEDEÃO

Na passada quarta-feira, 4 de Maio, o grupo de professores de Português, em colaboração com a professora-bibliotecária, comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, como, aliás, vem sendo tradição na nossa escola.
Como também vem sendo tradição, a atividade consistiu essencialmente na leitura em voz alta de textos literários que não constam dos programas, com o objetivo de dar a conhecer grandes autores portugueses que não “passam” pela escola, mas também com o intuito de incentivar o gosto pela escuta ativa da palavra dita. Parece coisa pouca e, de facto, trata-se simplesmente de ouvir ler, concitando disponibilidade, curiosidade e respeito e admiração pela nossa língua e literatura.
Este ano, o autor escolhido foi António Gedeão (1906-1997), um dos grandes poetas portugueses do século XX, mas também professor, divulgador de ciência e cidadão exemplar. Depois de uma breve apresentação do autor, professores e alunos que se voluntariaram para o efeito leram alguns dos seus mais conhecidos poemas (“Pedra Filosofal”, “Lágrima de Preta”, “Galileu”, entre outros) a algumas turmas do ensino secundário. A atividade revestiu-se de grande significado e interesse e foi verdadeiramente gratificante para todos.

Arnaldo Marques

02 maio 2011

Viver a cidadania







"Viver a cidadania"






Viver a Cidadania é a actividade integradora das turmas dos cursos de Educação e Formação de Adultos de nível Secundário, formação escolar, da Escola Secundária com 3.º ciclo do Entroncamento.

Convida-se a comunidade escolar a participar nas atividades que terão lugar na semana de 2 a 5 de Maio.